Filósofo de volta do Rio de Janeiros para Aracaju

Categoria: Notícias Destaque Escrito por Rubens Barroso

Foi realizado entre os dias 30 de setembro a 04 de outubro do corrente ano a sétima edição da Semana de Egiptologia do Museu Nacional no Estado do Rio de Janeiro. Um evento anual que reúne egiptólogas e egiptólogos de todo o mundo para apresentação de palestras, compartilhamento de pesquisas e enriquecimento do acervo científico do Museu Nacional. Um evento de importância internacional promovido pelo conselho científico do Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional – UFRJ, com o objetivo de divulgar o conhecimento sobre o Egito Antigo para a população brasileira em geral, de forma a promover o desenvolvimento da Egiptologia no Brasil para além dos muros da universidade.

A participação como palestrante desse tradicional e concorrido encontro multidisciplinar ocorre mediante seleção criteriosa de trabalhos científicos entre os maiores estudiosos da área no mundo. E esse ano, estiveram presentes pessoas célebres, como a arqueóloga francesa Dra. Isabelle Regen, que é Professora Associada na Université Paul Valéry, em Montpellier 3, Conferencista na École Pratique des Hautes Études no setor de Ciências das Religiões: Religião do Egito Antigo e

Co-diretora da Missão Francesa da Tumba Tebana 33 de Padiamenope e o Arqueólogo e Professor da École Pratique des Hautes Études, em Paris, o  francês Ivan Guermeur, que é  Responsável pelo setor de Religião do Egito Helenístico e Romano nesta universidade.

Esse ano, além da apresentação de palestras, o Museu Nacional tornou pública a revitalização e recuperação das obras atacadas pelo incêndio em Setembro do ano passado. Além da criação de um acervo digital em 3D.

A grande conquista para nós sergipanos e sergipanas, foi a presença do Filósofo Sergipano Valter Duarte, que é Licenciado e Mestre em Filosofia, pela Universidade Federal de Sergipe e está finalizando seu Doutorado, também em Filosofia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O nosso estado, que gerou e nutriu intelectuais como Silvio Romero e Emanuel Araújo, agora marca com seu selo a História do Brasil com a participação de Valter Duarte, o primeiro intelectual no mundo a estudar o aspecto filosófico da obra composta pelo escriba da 5ª Dinastia egípcia Ptah-Hotep.

Essas atividades contaram com a participação ampla da sociedade carioca e Valter Duarte retornou a Aracaju com a felicidade e a realização de ter apresentado com sotaque nordestino informações importantíssimas para o desenvolvimento da cultura brasileira. Duarte apresentou as primeiras indagações de sua pesquisa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior sobre a obra considerada o livro mais antigo da humanidade: os “Ensinamentos” de Ptah-Hotep.

Segundo o filósofo aracajuano, o livro composto pelo escriba e Vizir Ptah-Hotep,  traduzido como “Ensinamentos”, é um tratado filosófico que reúne os principais temas desenvolvidos pela filosofia africana egípcia, dentre os quais o filósofo aracajuano destaca o conjunto de práticas e exercícios éticos que ele chama de Ética da Presença: um conjunto de exercícios que nos garante, dentre outras coisas, o desenvolvimento de habilidades para lidar, por exemplo, com o assédio moral ao qual estamos expostos nas relações sociais e profissionais do dia-a-dia.

Na ocasião de apresentação de suas primeiras indagações sobre a ética africana do escriba Ptah-Hotep, Duarte notou a importância de seu trabalho refletido nos pedidos fervorosos das pessoas presentes, após sua exposição, para que ele publicasse com urgência artigos e outras obras de divulgação sobre o assunto, dada a escassez de publicações acerca do caráter filosófico das obras egípcias e da origem africana dessa civilização.

Com a participação do filósofo aracajuano e com a apresentação de seu trabalho mundialmente inovador nesse evento, o Estado de Sergipe entra para a história da Arqueologia, Filosofia e Egiptologia do Brasil e do Mundo como promotor de pesquisas e trabalhos científicos do mais alto nível.

Nosso sincero agradecimento ao empresário Paulo Afonso que forma humanitária contribuiu com as passagens area de volta a Aracaju do filósofo sergipano Valter Duarte Jr. O nosso muito obrigadovalter duarte