Diário Oficial está sendo digitalizado

Categoria: Notícias Destaque Escrito por Rubens Barroso

O processo de digitalização do Diário Oficial de Sergipe teve inicio em agosto de 2017. A ação propiciará para a sociedade a possibilidade de conhecer e acompanhar, por meio do mundo virtual, a história e as ações do Governo do Estado.

Os mais de cem anos de edições do Diário Oficial de Sergipe, que foi lançado em 1º de setembro de 1895, estão sendo digitalizados com o objetivo de guardar as informações para que se preserve por meio digital a memória dos atos do Governo do Estado, já que todas as ações estão nas páginas do Diário. Outro ponto a ser observado com a digitalização é a facilidade de pesquisa que terão os servidores públicos, acadêmicos, historiadores, pesquisadores e sociedade em geral.

Para o presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe - Segrase, Ricardo Roriz, o processo cresce de forma significativa e gratificante. “O desempenho da nossa equipe de digitalização dos Diários Oficiais é muito enriquecedora. Todo o manuseio e preparo que tiveram faz com que nós consigamos, em breve, prover todo o material online para a população, facilitando assim o acesso a esses documentos.”

Com mais de um ano de projeto, a digitalização obteve avanços significativos para a conservação histórico-informativa do Estado de Sergipe. Utilizando uma scanner portátil de mão, os responsáveis pelo serviço digitalizam por dia cerca de 10 a 20 jornais, o que totaliza até dois meses de diário oficial, a depender do tamanho. São escaneadas 150 páginas diariamente, o que gera até 1800 por mês.

Desde iniciado o projeto já foram digitalizados mais de 10 anos de Diário Oficial, que conta com a colaboração de três estagiários no avanço significativamente desse trabalho. O trabalho acontece graças a uma parceria da Segrase e a Universidade Tiradentes - Unit.

O coordenador técnico da Hemeroteca, Wallace Douglas, cita a importância desse processo e as suas causas. “Além de facilitar a pesquisa e a leitura dos jornais, a digitalização acelera procedimentos que antes seriam necessários um tempo maior para serem resolvidos. Além disso, o Diário oferta não só a possibilidade de pesquisas na visibilidade e transparência do Governo, como também fonte pesquisas acadêmicas, busca de resultados em concursos públicos e para os servidores que estão solicitando a sua aposentadoria e necessitam de portarias, de atos publicados nas edições.” E destacou “todo o material estará disponível em um só lugar”.

(Asscom-segrase- Cândida Oliveira)diario 10 01