Cláudio Botafogo Messias-OnLine-09-08-2018-quinta-feira

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

O TODO PODEROSO E SORTUDO JORGE ARAÚJO

O poder de Jorge Araújo sai da esfera estadual e chega a capital de todos os sergipanos, onde já emplacou o filho desde o início da administração do prefeito Edvaldo Nogueira e agora é premiado com a nomeação interina de Jorge Araújo Filho, que já ocupa uma secretaria municipal.  E um amigo me pergunta: será que não existe nenhum outro sergipano capaz, para assumir a Fundat? Fiquei sem resposta, mas em nome da boa amizade e sei que ele não ficaria com raiva, pedi que fosse perguntar ao alagoano de Pão-Açúcar o alcaide Edvaldo Nogueira, PCdoB. Não sei se ele fará o que lhe sugeri.

O prefeito Edvaldo Nogueira definiu que o advogado Jorge Araújo Filho, que é secretário da Juventude e Esporte de Aracaju, passará a acumular interinamente o cargo de presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho, a Fundat. Ele substitui Luiz Roberto Dantas, que passa a se dedicar integralmente à presidência da Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb).

 “Jorginho é um secretário muito eficiente e é a presença da juventude nos espaços de destaque na nossa gestão. Ele tem dado uma contribuição muito grande em seu trabalho na Secretaria de Juventude e Esporte, com sua capacidade e talento. Como havia a necessidade de deixar Luiz Roberto exclusivo da Emsurb, dada a importante tarefa de cuidar da limpeza pública da cidade, discuti com a direção do PSD, partido que indicou a presidência da Fundat, e chegamos ao nome de Jorginho, que trabalha com muita dedicação, zelo, responsabilidade, compromisso e competência”, afirmou o prefeito.

SALÁRIO DUPLO

Meu amigo que quer saber se não existem outros sergipanos desempregados e competentes, para a ocupação de cargos essenciais na capital, também tem uma dúvida: Jorge Araújo Filho receberá salário duplo? Acredito que não. Foi a minha resposta. É meu chapa, me contemplou meu amigo, num país com mais de 14 milhões de desempregados, ter dois empregos de marajá no município, é um fenômeno da natureza. Mas estamos no Brasil, onde tudo é possível, até um ex-presidente da República, mesmo preso, condenado por roubalheira, possa disputar uma nova eleição, para voltar a botar a mão no tacho e desta vez, talvez, até as águas dos Rios Amazonas e São Francisco poderão ser vendidas, desde que venha um dinheirinho para o piscinão do cabra. Esse cara não tem jeito. E jamais vou querer ser seu inimigo. Eita! Arre égua. Língua comprida e ferina.

CAPACIDADE

Particularmente, eu confio na competência de Jorge Araújo Filho e é bom lembrar que seu pai contribuiu muito com o desenvolvimento de Aracaju, enquanto vereador, e com o Estado como secretário de Agricultura e parlamentar estadual.

CURSOS

Desde terça-feira, 7, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) abriu inscrições para 205 vagas de cursos de livres, direcionados à qualificação profissional do aracajuano. Ao total, são 11 cursos pertencentes aos eixos de Informação e Comunicação, Produção Cultural e Design, Gestão e Negócios, Ambiente e Saúde e Produção Alimentícia.

MATRÍCULAS

As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 16h30, na sede da Fundat (Rua Pacatuba, 104, Centro) ou diretamente na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) onde ocorrerá o curso. Porém, as inscrições para as turmas que acontecerão nas unidades dos bairros 17 de Março, Santa Maria, associações e instituições parceiras serão realizadas apenas nos respectivos locais. Além disso, as matrículas para os cursos do eixo Informação e Comunicação só poderão ser efetuadas no local em que ocorrerão as aulas. É importante ressaltar que as inscrições são realizadas enquanto houver vagas e que a maior parte delas são destinadas às UQPs.

NUMA BOA

O ex-deputado estadual Jorge Araújo não pode reclamar do vidão. Aposentado, legalmente, ele está no Governo do Estado há mais de uma década e ainda consegue emplacar amigos e familiares em cargos importantes.

TRANQUILIDADE

O secretário Jorge Araújo Filho disse ter recebido o convite com “muita tranquilidade” e ressaltou que irá “retribuir a confiança com a mesma dedicação e eficiência da gestão, seguindo o planejamento estratégico” da Prefeitura de Aracaju. “Tenho uma facilidade maior do que uma pessoa que chega de fora, pois já faço parte da equipe. Alem disso, ajuda muito o fato de a Fundat já estar andando, pois tem um trabalho muito bem desenvolvido pelo presidente Luiz Roberto. Conheço a equipe, a diretoria. O que posso garantir para a sociedade aracajuana foi o que garanti ao prefeito: irei redobrar o trabalho, vou fazer ainda mais, dar atenção às duas pastas, para tratar das questões de igual forma”, afirmou. Mais uma vez meu amigo, vendo a matéria comenta: quem é que não ficaria tranquilo, com a burra cheia, chovendo na horta? Melhor do que isso, só mesmo paraíso, que é o Senado. Mas tem tempo e quem sabe o sujeito não chegará lá, quando a idade permitir.

ATUAÇÃO

O novo presidente da Fundat pontuou que atuará sob o foco central do órgão, que é “trabalhar para reduzir o desemprego na cidade e desenvolver políticas eficazes de empregabilidade”. Neste sentido, ele lembrou que, na Sejesp, ele já mantinha uma boa relação com a fundação, dado o trabalho com foco nos jovens. “No Departamento de Juventude da Secretaria, o foco é a empregabilidade e a inclusão do jovem, com capacitação e qualificação”, frisou.

CONCURSO NA CMA

A nova estrutura organizacional da Câmara de Vereadores de Aracaju já foi apresentada aos parlamentares pelo presidente Nitinho Vitale (PSD) e deve se colocado, em breve, para o processo de votação em plenário.

NECESSIDADE

De acordo com o organograma, a Casa legislativa demanda 150 novos servidores, mas a quantidade de vagas abertas no iminente concurso deve ser menor. “A necessidade, a priori, é essa. Mas a priori, não vamos fazer nessa magnitude em virtude da aposentadoria. Quando se aposentarem, vão ser todos de uma vez? Neste primeiro momento, vamos abrir de 50 a 60 vagas. No decorrer dos anos, vão fazendo outros para dar essa oportunidade de reestruturação”, contou Nitinho.

CARGOS

Sobre os cargos, de modo específico, que serão disponibilizados, o presidente afirmou que serão estabelecidos mais precisamente pela equipe técnica. “Assim que a gente aprovar o organograma e preparar o eital, lá vai constar os cargos. Em relação à banca, é que seja uma das melhores do país, para que tenhamos total transparência e que não haja nenhuma desconfiança”.

PÓLIO

Na campanha estadual da vacinação contra poliomielite e sarampo, que começa segunda-feira, a Secretaria de Estado da Saúde informa que adultos não serão vacinados. O objetivo da campanha é encontrar quem realmente ainda não recebeu a vacina, isto é, as crianças.

SARAMPO

Em Sergipe, até agora não foi registrado nenhum caso de sarampo. A vacina contra a pólio é para crianças de um até quatro anos, onze meses e vinte e nove dias. A tríplice viral é uma vacina de rotina disponível nos postos de saúde para quem tem até 49 anos. Pessoas com até 29 anos que já tomaram as duas doses da vacina não precisam se revacinar. Quem tem de 30 a 49 anos e já recebeu uma dose não precisa também se revacinar.claudio