Cláudio Botafogo Messias-OnLine-13-04-2018 sexta-feira

ACIMA DE DEUS, EXISTE UM: ZÉ ALMEIDA LIMA

Inteligente, trabalhador e competente, mas tem a contrapartida do vírus da superioridade. Para alguns, ele não tem nem Deus como parâmetro, porque está acima de tudo. Talvez, quem sabe, arriscando, pode até ser comparado a Lula, no que diz respeito a vaidade, posto que o chefe da maior organização criminosa do Brasil, nunca antes vista neste país, garantiu que não é mais humano, portanto, o nosso todo poderoso pode ser um pouquinho mais, na avaliação de alguns. Na verdade, este todo poderoso, trata-se do advogado, ex-deputado estadual, ex-senador, ex-deputado federal e ex-prefeito de Aracaju, doutor José Almeida Lima.

Zé Almeida Lima alçado a condição de secretário de Estado da Saúde, chamou ao feito os responsáveis pela Fundação Hospitalar e tomou à presidência, passando a mandar em tudo, como forma de garantir a execução de tarefas sem lenga-lenga.

O todo poderoso tem alguns dias para se definir em que terreiro vai cantar de galo maior. Não dá para entender como é que um gestor manda na contratante e no contratado. Ou seja, Almeida é secretário de Saúde (contratante) e diretor da Fundação (contratada).

Luiz Augusto Ribeiro (Pupinha) quer que Almeida Lima se defina e vai investigar algumas irregularidades na área da saúde estadual.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) classifica como incompatível a posição do secretário Almeida Lima, que acumula os cargos de secretário de Estado da Saúde com a função de diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Em sessão plenária realizada na manhã de quinta-feira, 12, os conselheiros decidiram conceder prazo de dez dias para Almeida Lima escolher um entre os dois cargos que ocupa na administração estadual, acompanhando voto apresentado pelo conselheiro Luiz Augusto Ribeiro.

O conselheiro Augusto Ribeiro destaca que a Fundação Hospital de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde são órgãos independentes, apesar do vínculo da Fundação à Secretaria de Estado da Saúde. Cabe à Secretaria de Estado da Saúde, conforme frisou o conselheiro, fazer o controle efetivo das ações da Fundação Hospitalar de Saúde, que é contratada pela Secretaria para prestar os serviços ao Estado. A acumulação do cargo é indevida, na ótica do conselheiro Augusto Ribeiro.

Mas como tirar do cargo alguém que é superior ao próprio Deus? Não existe ser algum que possa dá e executar tal sentença.

PROCURADOR

O procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Melo, se manifestou na mesma sessão do pleno do TCE acatando parecer e voto do conselheiro Luiz Augusto Ribeiro. Para Bandeira de Melo, a Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação Hospitalar de Saúde são dois entes públicos diversos e que o preenchimento de ambos os cargos devem estar em sintonia com o que preconiza a Constituição Federal. “A Fundação presta serviços que a Secretaria da Saúde tem que fiscalizar. A permanência desta situação prejudica e é dever desta Corte resolver esta situação”, destacou o procurador-geral, referindo-se à acumulação dos cargos.

SEM COMUNICAÇÃO

O secretário Almeida Lima informou que assim que for notificado sobre a decisão do TCE levará ao conhecimento do governador Belivaldo Chagas a quem caberá, conforme destacou, a decisão final quanto ao seu destino na administração da Saúde. Almeida Lima informa que se mantém secretário e acumula a direção da Fundação Hospitalar de Saúde até uma decisão final que deve ser do governador Belivaldo Chagas.

COM GALEGUINHO

“Levarei a informação ao governador, que junto com a Procuradoria Geral do Estado tomará a decisão e a decisão do governador é inquestionável”, diz Almeida Lima. Ele garante que não fará qualquer opção e que seguirá qualquer decisão de Belivaldo Chagas. “Quem faz cumprir esta decisão do Tribunal de Contas é o governador. Exerço cargo por deliberação do governador e quem decide é o governador. Eu não me autonomeio”, ressaltou. Em tempo: Galeguinho é o apelido carinhoso do governador Belivaldo Chagas.

SOLIDARIEDADE

O partido Solidariedade oficializou, na sede do partido, a filiação do deputado estadual Gustinho Ribeiro que também assume a presidência estadual da legenda. Segundo Gustinho, sua ida para o SDD foi viabilizada por André Moura que, atendendo ao seu pedido, interveio junto ao presidente nacional do partido, Paulinho da Força, (SP) que prontamente o atendeu.

CRESCIMENTO

“Contribuirei para o crescimento do Solidariedade visando à renovação política de Sergipe. Assumi este compromisso com André, porque ele representa a renovação que necessitamos e é a principal força política desse momento. A política do trabalho, do resultado que faz melhorar a vida das pessoas. O Projeto de André é o projeto de Gustinho Ribeiro”, enfatizou.DINHEIRO

Nos três últimos anos (2015, 2016 e 2017) quase R$600 milhões não foram investidos na Educação, isso significa que o governo não cumpriu o artigo 212 da Constituição Federal que estabelece aos Estados e Municípios que 25% das receitas sejam aplicadas diretamente na Educação.

INVESTIMENTO

Dados do Relatório Resumido de Execução Orçamentária – RREO e o Relatório de Gestão Fiscal - ambos publicados pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) - mostram que o Estado Sergipe em 2015 aplicou 22,51%, em 2016 só investiu 18,83% e em 2017 o percentual foi de 24,38%.

DESCOMPROMISSO

“Os quase R$600 milhões que não foram investidos conforme a Constituição Federal só corrobora com a forma de Jackson Barreto governou, com total descompromisso com a Educação. Com esse montante daria para garantir a carreira do magistério”, aponta a presidenta do SINTESE, professora Ivonete Cruz.

DISCRETO

Num ato discreto na sede do Partido da República em Sergipe, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, assumiu o comando estadual da sigla. A ascensão do Itabaianense o coloca em definitivo como figura influente do cenário político estadual.

FELIZ DA VIDA

“Fico feliz em ter o reconhecimento do meu agrupamento aqui no Estado, uma vez que meu nome foi aprovado sem objeções e também me alegra a acolhida da Executiva Nacional, que tem gostado do nosso trabalho e do nosso zelo com o que é público. Administramos Itabaiana desde o ano de 2013 e, graças a Deus e ao povo, temos tido uma excelente aceitação”, destacou o gestor Itabaianense.

PRÉ-CANDIDATOS

Na próxima segunda-feira, 9, o prefeito deve anunciar novas filiações e as pré-candidaturas do partido, que além da candidatura do seu filho, Talysson, à Deputado Estadual também deve ter outros nomes para Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

FORÇA

O deputado federal, André Moura mostrou sua força política e, principalmente sua aceitação popular no ato de filiação dos novos integrantes do Partido Social Cristão (PSC). É o que afirma o vereador Vinícius Porto (DEM) ao destacar a presença de diversas lideranças, entre prefeitos, deputados, vereadores e representantes da sociedade civil, no evento realizado na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE).

RECONHECIMENTO

De acordo com Vinícius Porto, a presença do grande número de lideranças reflete o reconhecimento da classe política e da sociedade pelo trabalho desenvolvido pelo parlamentar em defesa do crescimento de Sergipe e, em especial de Aracaju. “As ações de André Moura demonstram claramente que acima da sigla partidária está seu compromisso com o povo sergipano. Sua coerência e maturidade política resultaram em importantes e grandes benefícios econômicos e sociais para a capital sergipana e para o Estado em geral”, destaca Vinícius.

SENADO

Para o vereador Vinícius Porto, o deputado federal André Moura reúne todas as condições para disputar o cargo de senador ou de governador de Sergipe. “É um grande agregador e é assim que se faz política sadia unindo pessoas em prol de nossa cidade, do nosso estado. Por isso é que vimos tantas lideranças políticas presentes ao ato de filiação para receber os novos integrantes do PSC que chegam ao Partido porque acreditam no potencial de André Moura”, avalia Vinícius Porto.

RAFAEL 90

Atendendo ao convite do deputado federal André Moura, o vice-prefeito de Arauá, Rafael Noventa, prestigiou a solenidade de filiação do deputado estadual Venâncio Fonseca ao Partido Social Cristão (PSC), em evento ocorrido na sede Estadual do partido em Aracaju. “Eu não tenho dúvidas que ele irá contribuir muito para que a gente fortaleça o partido e, acima de tudo, consiga construir a grande vitória que se avizinha em 2018”, ressaltou Rafael. Na oportunidade, Rafael teve à companhia do prefeito de Arauá, José Ranulfo, e do Presidente da Câmara de Vereadores, Wagner Silva.claudio2

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com