Cláudio Botafogo Messias-OnLine-13-03-2018 terça-feira

QUEM DEVOLVERÁ O DINHEIRO?

Indiciado pela Polícia Civil, por conta de um em inquérito policial instaurado pelo Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deotap), acusado de terceirizar atividades fins da administração municipal e burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito de Simão Dias, Marival Silva Santana, terá muito o que explicar. Segundo as investigações, as irregularidades somam algo em torno de R$ 8 milhões. Caso tudo seja comprovado, a população quer saber quem vai devolver este dinheiro e se ele finalmente será utilizado em prol do povo.

As investigações foram conduzidas pela equipe do Deotap e o inquérito policial já está concluído, oriundo da Operação Antidesmonte desencadeada conjuntamente pelo Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Além do prefeito, também foram indiciados alguns secretários municipais e gestores de duas entidades do terceiro setor, que administraram contratos para realizar a terceirização dos serviços. Uma das entidades, segundo a delegada Thaís Lemos, movimentou recursos na ordem de R$ 8 milhões para prestação de serviços nas áreas da administração pública, saúde e assistência social.

Na ótica da delegada Thaís Lemos, o prefeito poderia manter os contratos de terceirização desde que as entidades executassem atividades complementares. “Percebemos que os serviços de saúde eram praticamente prestados pelos colaboradores de uma das entidades”, ressaltou a delegada.

O trabalho da Polícia Civil é ímpar, mas o povo se revolta, porque, no final, normalmente, são tantos recursos na justiça e estas pessoas não devolvem o que levaram e nem pegam bons anos de cadeia. Quando vai preso, vem logo um bom advogado e consegue o habeas corpus, como vem acontecendo por todo país. Enquanto isso, um pobre coitado que comete um deslize, pode morrer na prisão, porque não roubou milhões, para pagar bons defensores. Queremos saber quem irá devolver esta dinheirama toda que estão roubando no Brasil?

LIXÃO

Presidente da Câmara de Vereadores, Nitinho Vitale, quer reverter determinação para instalação da CPI do Lixo (Foto: Gilton Rosas)

A Câmara Municipal de Aracaju informou nesta quinta-feira, 1º que já foi notificada da decisão judicial que determina a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo. O presidente da Casa, Nitinho Vitale vai entrar com um recurso.

De acordo com a CMA, Nitinho vai analisar conforme prevê o Regimento Interno da CMA, o prazo de instalação da CPI do Lixo, enquanto tramita o recurso da Assessoria Jurídica do Parlamento de Aracaju.

O objetivo da CPI, que é motivo de polêmica entre os vereadores, é investigar os contratos firmados pela Prefeitura de Aracaju com a Torre Empreendimentos para a coleta do lixo e limpeza pública entre os anos de 2010 e 2016.

Relembre o caso

Em março do ano passado, o requerimento para instalação da CPI foi rejeitado por 16 dos 24 vereadores.  Em abril, a oposição ajuizou ação judicial e obteve limitar da juíza Simone Fraga, da 3º Vara Cível, determinando a instalação da CPI.  A CMA recorreu, mas a juíza manteve a decisão. Em agosto, o desembargador Roberto Porto suspendeu os efeitos da decisão e retirou a obrigatoriedade da CMA de instalar a CPI.  Em fevereiro deste ano, uma nova decisão, dessa vez da 1º Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), determinou, por três votos a zero, a instalação da CPI.2

ELA QUER

A vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Mota não nega mais para a ninguém que quer ser deputada estadual. O grande problema é que dizem que a moça é bolacha dura, o que seria pão duro, se fosse homem, e, de repente, o voto será na base da conversa. Será que o povo ainda se ilude?

NÃO REVELA

Janier Mota não revela quem serão seus aliados, para que ela chegue ao mini-céu, que é a Assembleia Legislativa. Ela tem tudo para que o município volte a ter representatividade na Assembleia Legislativa. Por lá já estiveram Dilson Cavalcante, Hildebrando (Branco), Ilzo Silveira e Mundinho da Comase.

LIDERANÇAS

Para não ter surpresas nas urnas, Janier tem conversado com lideranças políticas de outros municípios. Ela quer chegar forte no parlamento estadual e dizem por ai que Janier  tem alianças com as vereadoras de Nossa Senhora da Glória, Vaneide (Presidente da Câmara) e Ariele Cruz e recentemente fechou com o ex-prefeito Ancelmo Correia. Em Monte Alegre, a empresária conta com Henrique de Joao Gogó e o ex-prefeito Tonhão.

ELA PODE

Janier Mota tem dinheiro suficiente para gastar na campanha, portanto, ninguém pode dizer que ela é financiada por empresas privadas e que dará o troco, caso seja eleita. É bom ficar de olho na gastança dos candidatos.

SOCORRO

O advogado Samuel Carvalho, PPS, tem tudo para colocar pedras no caminho da tentativa de reeleição da jornalista Sílvia Fontes, PDT, ex-primeira-dama de Nossa Senhora do Socorro. Dizem que Samuel está bem no conceito popular e o ex-prefeito Fábio Henrique terá que abrir o cofre, para manter a jovem esposa no poder. Vamos esperar para ver.

SINAL

A preferência do eleitorado por Samuel Carvalho faz com que Fábio Henrique renove promessas e alianças e busque novos aliados em Socorro e outros municípios. Não pode ficar de bobeira, porque pode cair do cavalo.

PASTOR

Parte dos eleitores não reconhece Samuel Carvalho como dr. , mas sim como pastor Samuel e isso pode levar a uma votação entre os evangélicos. Está na hora de esperar. Vamos vê no que é que vai dar.

SAMUEL À FRENTE

Ocorre que o nome de Dr. Samuel foi citado duas vezes na pesquisa como Pastor Samuel e Samuel Carvalho. Somando as duas menções, Samuel acumula 0,2% das intenções dos votos em Sergipe e deixaria Sílvia Fontes para trás, com 0,1%.

PREOCUPAÇÃO

O resultado da pesquisa deve refletir também o comportamento do eleitor de Socorro, já que o município é o segundo maior do estado. Com Samuel Carvalho como o principal pré-candidato dos socorrenses, Sílvia Fontes teria dificuldades para se reeleger deputada estadual e pode fazer Fábio Henrique perder espaço para uma possível campanha para prefeito no mesmo município.claudio

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Telefones: 79 3214-5421 / 3044-0783
Email: contato@gazetahoje.com