Professores do estado entram em greve

assembleia professoresEm assembleia geral realizada ontem à tarde no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, localizado na rua Itabaiana, centro de Aracaju, os professores da rede estadual de ensino decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, a partir de segunda-feira, dia 18, pelo não cumprimento do reajuste salarial de 13,1% a partir de janeiro de 2015. Presentes à reunião estavam professores sindicalistas e membros da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Na assembleia, também foi discutido, além da falta de acordo por parte do Governo Estadual em que concerne o reajuste do piso, os professores também reivindicam reformas e mais seguranças nas escolas, e outras ações.

A categoria informa que já foi encaminhado ofícios, marcaram reuniões, mas que o secretário de educação Jorge Carvalho diz que o Estado não tem condições de pagar o piso e não tem propostas para contemplar os professores.

O diretor de Comunicação do Sintese, Joel Almeida reclamar da falta de negociação e diz que tentaram várias vezes coversar com a Secretaria de Comunicação, mas nada foi resolvido. Por sua vez a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), informa que as questões macro-econômicas, que abrangem negociações de aumento de receitas no pagamento de funcionários públicos de Sergipe, são geridas diretamente pelo Governo do Estado.

Segundo o diretor Executivo do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), Roberto Silva, reclama da postura do governador em não sinalizar qualquer tipo de negociação do pagamento do piso dos professores.


A categoria irá realizar na segunda-feira um ato em frente ao Palácio dos Despachos. Na quarta-feira (20), os professores irão se reunir para definir o rumo da greve.

Diante desse impasse entre professores e Governo, estão os alunos que vão ficar sem aula e os pais estão preocupados e já começam a se manifestar de forma negativa, mas ao mesmo tempo entendendo a situação dos professores.

Por Terezinha de Jesus Nascimento

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Telefones: 79 3214-5421 / 3044-0783
Email: contato@gazetahoje.com