HC testa aplicativo que facilita rotina de enfermeiros

hospital de cirurgiaO Hospital de Cirurgia é o primeiro hospital do Nordeste a implantar a tecnologia móvel na rotina do enfermeiro, permitindo a realização de testes de um aplicativo para tablets e smartphones com sistema Android, chamado ’ProEnf - Redefinindo o foco do enfermeiro’. O ProEnf foi desenvolvido pelo graduando em Enfermagem Felipe Jonhnnta Fidelis, sob a orientação do professor Alisson Gois, gerente de enfermagem da UTI Geral e Coordenador do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar do Cirurgia. Seu principal objetivo é o de definir o Modelo Assistencial do Enfermeiro e a Teoria de Enfermagem para promover suporte técnico e cientifico na prática do Processo de Enfermagem, facilitando o trabalho do enfermeiro e aumentando a humanização entre este profissional e o paciente.

Trata-se de uma ferramenta tecnológica de transformação e desenvolvimento para enfermagem nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e assistência. O método é de grande valor para a formação integral e continuada dos acadêmicos, residentes e profissionais de enfermagem que têm a oportunidade de estudar ou trabalhar no Hospital de Cirurgia.

O funcionamento do aplicativo começa assim que o paciente dá entrada na UTI, quando suas informações pessoais e sobre a internação são cadastradas no dispositivo. Assim, os enfermeiros que chegarem para os próximos plantões poderão ter acesso às informações do relatório, às etapas do diagnóstico e às intervenções já realizadas.

A utilização do aplicativo, mesmo apenas em fase de teste, já apresenta vantagens para os profissionais de enfermagem do Hospital de Cirurgia, como desenvolver o Processo de Enfermagem de foma mais rápida, manter a legitimidade profissional, resgatar a identidade e a popularidade profissional e promover autonomia e resolutividade. Além disso, possibilita o aumento da humanização e a sensibilidade do enfermeiro, pois esse contato mais direto com o paciente, possibilitado pela realização do cadastro próximo ao leito, influencia positivamente a autoestima do paciente.

O ProEnf está sendo testado na UTI Geral e na Neurocirurgia de forma paralela ao sistema do Hospital, ou seja, a intenção é mostrar que esse novo método tecnológico pode complementar o sistema já existente.

Sobre o Hospital de Cirurgia

O Hospital de Cirurgia, fundado em 1923, é um Hospital Geral, com serviços terciários de referência para o Sistema Único de Saúde em atendimentos ambulatoriais, de média e alta complexidade para todo o estado de Sergipe. Mantido pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, é o maior prestador de serviços ao SUS no Estado de Sergipe.

 

Ascom Hospital Cirurgia

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Telefones: 79 3214-5421 / 3044-0783
Email: contato@gazetahoje.com