Cláudio “Botafogo” Messias – 24 abril

claudioJEGUE

O criador da Corrida de Jegue, que colocou Itabi, na rota turística de Sergipe, Valdione Sá, DEM, está ansioso, porque pode assumir o comando do município em breve, caso a Justiça Eleitoral casse o mandato de Dr. Rubens Feitosa (PSD), que obteve 1.738 votos. Valdione ficou em segundo com 1.551 e a terceira colocada foi Márcia de Esmerina com 252 votos. O engraçado desta campanha foi que Márcia era aliada de Valdione e se tivesse mantido esta aliança, provavelmente, o resultado das eleições de 2012 seria favorável ao democrata. Valdione está só na expectativa de poder retornar ao comando de Itabi. A diferença dele para Dr. Rubens foi de apenas 187 votos, menos do que obteve Márcia (PPS).

CULTURA

Nesta sexta-feira, no plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 9h, haverá uma audiência pública, quando representantes do Ministério da Cultura vão debater com os sergipanos a proposta cultural do Governo Dilma. Os prefeitos devem comparecer ou mandar representantes, porque não é pela cultura, posto que eles não estão nem ai para esse “bicho”, mas sim pela grana que podem receber do Governo Federal. Ai, como manda a boa cultura deles, tem dinheiro e sem tem dindim, lá eles estão.

FOLGA

O líder do governo, deputado Francisco Gualberto (PT) disse que, por enquanto, o problema da Previdência em Sergipe não tem solução. “A única proposta que ouvi até agora é da deputada Ana Lúcia (PT), que defende a tese que os poderes paguem, cada um, por seus inativos. Isso realmente dá uma folga ao Executivo e ajuda, mas não é garantia de resolver o problema dos aposentados. Tem que ter uma contribuição do governo federal”, ressalta o líder petista.

APOSENTADOS

Está a cada mês mais difícil para o Estado bancar a previdência dos servidores aposentados e pensionista. O custo é excessivo e como tudo sai do tesouro estadual, não será novidade se começar a atrasar a grana da turma da bengala. Muitos não dependem e existem aqueles que pouco trabalharam, mas botam uma grana legal nos bolsos. Mas isso é impossível corrigir. O problema, como sempre, é que o maior prejudicado é o ex-barnabé de salário miúdo.

REAJUSTE

O deputado Valmir Monteiro (Valmir da Madeireira) cobra do Governo de Sergipe a proposta de reajuste salarial dos servidores públicos estaduais. Valmir teme que este ano a merreca continue a mesma, causando mais dificuldades para o funcionalismo.  Não custa nada cobrar.

INJUSTIÇA

Valmir Monteiro não acha justo que o governo conceda um aumento de quase 10% na tarifa da água para os sergipanos e não anuncie nenhuma previsão para o funcionalismo. “Em Lagarto falta água a semana toda em vários lugares. E o governo ainda reajusta a tarifa? A própria energia aumenta absurdamente, como também o ICMS que nós pagamos uma bitributação, com o ICMS do Confins que é algo que eu nunca entendi! Está entrando mais dinheiro nos cofres do Estado. A arrecadação está aumentando e, se tem dificuldades, que cortem os cargos comissionados que só recebem e as secretárias que não servem para nada!”.

MAIS CARO

Informa o deputado Valmir Monteiro que pretende protocolar um requerimento pedindo informações da Energisa para que a empresa detalhe quanto ela repassou de ICMS para o Estado de janeiro a abril de 2014 e no mesmo período em 2015. “Vamos comparar os dois anos e eu tenho certeza que a arrecadação do Estado aumento sim! O funcionalismo tem sido vítima neste processo, vendo tudo aumentar, menos o seu salário. Temos também uma cesta básica caríssima atualmente. Tudo aumenta!”, reclamou.

DESCONTO

A Prefeitura de Maruim celebra convênio com a Universidade Norte do Paraná (Unopar). A solenidade ocorreu nesta quinta-feira, 23, no Centro de Qualificação Educacional Maria Izabel Barreto, na sede municipal. A partir da assinatura do convênio o servidor público efetivo, contratado ou comissionado poderá adquirir descontos de até 20% nas mensalidades dos cursos de graduação e pós-graduação. São 10% de desconto pela parceria e 10% de desconto na pontualidade do pagamento. O benefício pode ser estendido para dependentes legais.

QUALIFICAÇÃO

De acordo com a gerente do polo de Aracaju da Unopar, Elizabete Mendonça, a parceria vai proporcionar ao servidor público municipal de Maruim a chance de se qualificar profissionalmente. “Nossos cursos de educação à distância são reconhecidos pelo Ministério da Educação, e são oferecidos em duas metodologias: semipresencial e 100% online. O aluno escolhe a opção no ato da matrícula”, afirmou. O prefeito de Maruim, Jeferson Santana ressaltou a importância de oferecer uma qualificação ao servidor. “Desde que assumimos a gestão do Executivo Municipal temos buscado meios para proporcionar ganhos profissionais aos nossos servidores”, destacou. “Quanto mais o servidor se qualifica, mais a população ganha no retorno dos serviços”, completou o prefeito. O vice-prefeito de Maruim, Murilo Mota de Oliveira, e o secretário municipal de Administração, Pedro Henrique Coutinho, também participaram do ato de celebração do convênio.

VESTIBULA

Os servidores municipal da Prefeitura de Maruim ou dependentes legais devem ficar atentos ao site oficial, pois o vestibular da Unopar será realizado em maio. A lista dos cursos, de graduação e de pós-graduação, está disponível no site oficial do município.

AUDIÊNCIA

A audiência pública sobre cultura, que acontece nesta sexta-feira no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, será transmitida ao vivo pela TV Alese, e terá como debatedores o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Guilherme Varella e o diretor de Estudos e Monitoramento do MinC, Pedro Vasconcellos, que irão esclarecer e discutir com o público presente as políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério da Cultura. Também debate o secretário de Estado da Cultura de Sergipe, Elber Batalha que abordará o processo de implantação do Plano Estadual de Cultura no Estado.

 EDITAIS

 A audiência pública da cultura terá prosseguimento no período da tarde, quando as atenções estarão voltadas para o Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (Cultart), onde a partir das 14h30, será realizada uma oficina de orientações para concorrer aos editais do Ministério da Cultura, ministrada por um representante do MinC. As inscrições das oficinas são gratuitas e as vagas limitadas.

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Telefones: 79 3214-5421 / 3044-0783
Email: contato@gazetahoje.com