Cláudio “Botafogo” Messias - 27 março

ClaudioMAIS GRANA- Prefeitos pressionam deputados para aprovação da reforma tributária que dê recursos, para execução de obras municipais. Eles recebem mais ônus e menos bônus

Escola

O deputado estadual Garibalde Mendonça, PMDB, solicitou ao governador Jackson Barreto, PMDB, a recuperação do Colégio Estadual  Joaldo Vieira Barbosa, localizado no município de Salgado. O pedidodecorre de constantes reclamações de pais e alunos e também dos professores.

DOAÇÕES

Confirmada para o próximo dia 31, a partir das 15h, no GACC (Grupo de Apoio a Criança com Câncer. Av. Desembargador Maynard, 654. Bairro Cirurgia) a entrega às mães de crianças assistidas  de doações que foram feitas por simpatizantes do trabalhado desenvolvido pela instituição. A organização é de Orlandinho.

PREFEITA

O jornalista e advogado Oscar Macedo encontrou-se com a deputada estadual Ana Lúcia Menezes, PT, e disparou: Prefeita. Posso chama-la de prefeita. Ana sorriu e respondeu brincando: perfeita. Ana é virtual candidata do PT na sucessão do prefeito de Aracaju, João Alves Filho, DEM.

CANINDÉ

O ex-prefeito de Canindé do São Francisco, Orlando Andrade (Orlandinho). É todo sorriso, quando os amigos encontram com ele e o chamam de prefeito. Orlandinho é visto como o mais forte adversário de uma provável tentativa de reeleição do prefeito José Heleno da Silva (Heleno Silva), PRB.

TRIBUTARISTAS

A Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.) defende uma reforma tributária o mais rápido possível, para que os prefeitos possam ter recursos e executar projetos reivindicados pelas populações. Os parlamentares querem que a reforma entre na pauta ainda neste semestre.

TRANSFERÊNCIA

Defensor de uma reforma tributária urgente, o deputado estadual Antônio dos Santos (PSC-SE) entende que os municípios não podem receber mais obrigações e menos dinheiro. Atualmente, os prefeitos já são punidos com o ônus da execução de quase tudo, mas o bônus (maior parte do dinheiro arrecadado) fica com o Governo Federal, ressalta Santos.

PARLAMENTARES

Deputados estaduais que participaram do encontro promovido pela Unale fecharam questão em pressionar seus representantes federais, para que a reforma tributária há anos anunciada saia do papel, seja discutida e aprovada.

LUCIANO

O deputado estadual Luciano Bispo, PMDB, quer a reforma tributária que seja capaz de “desengessar” 98% dos municípios brasileiros que ficam impedidos de fazer obras e cuidar de outras áreas pela escassez de recursos.

MEIO AMBIENTE

A deputada estadual Ana Lúcia Menezes, PT, representou o parlamento estadual nas Olímpiadas do Meio Ambiente. Ela tem defendido a execução de obras que assegurem os recursos naturais, principalmente a água, que é um bem finito e depende muito do bem cuidar das nascentes e recuperação rios essenciais para o abastecimento das populações.

GLÓRIA

O segundo município mais violento sertão, quando se tratar de maus tratos contra as mulheres, Nossa Senhora da Glória precisa com urgência de uma Delegacia Especializada, para atender este segmento. Um movimento de mulheres ‘glorienses’ tenta sensibilizar o secretário de Estado da Segurança Pública, Mendonça Prado, e o governador Jackson Barreto, PMDB, para que sejam implanta uma Delegacia da Mulher naquela cidade.

MANGABEIRAS

Alícia Santana Salvador Moraes, presidente da Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba, fez palestra na Assembleia Legislativa, atendendo requerimento da deputada Ana Lúcia, PT. Ela mostrou o sofrimento deste segmento de mulheres, que luta para que haja uma política de preservação das mangabeiras, uma vez que a mangaba é fruta símbolo de Sergipe. Alícia pede apoio para que as mulheres possam explorar o potencial da mangaba, para sustento da família. A especulação imobiliária é dos fatores que pode levar a extinção da fruta em Sergipe. Alguns exemplos são Terra Dura, em Aracaju, e no município de Barra dos Coqueiros, que vem tendo os pés dizimados.

LARANJEIRAS

José Sobral, filho dos ex-prefeitos José Sobral (Zé das Nêgas), in memoriam, e Ivone Sobral, é candidatíssimo a governar a sua cidade, mas já avisou ao atual prefeito Juca de Bala, que pode ficar tranquilo, porque esta pretensão é para 2020. Ah! Bom. Ainda bem. Já pensou se fosse agora. Juca (José Araújo Leite Neto), PMDB, iria ficar agoniado. Os dois são aliados políticos.

PODE SER

Caso Zézinho Sobral não seja candidato a prefeito de Laranjeiras, o que é muito difícil isto não acontecer, a matriarca da família, dona Ivone Sobral, poderá lançar o outro filho: Alexandre Sobral, enquanto que Mônica Sobral pode esperar mais um pouco até ser preparada para o exercício de um cargo público de tamanha importância.

 

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Telefones: 79 3214-5421 / 3044-0783
Email: contato@gazetahoje.com