Instituto faz homenagens aos artistas sergipanos já falecidos

ifsO Instituto Federal de Sergipe realizará, a partir de hoje o Arte IFS – evento que movimentará durante dois dias o Campus Aracaju com produções artísticas e culturais desenvolvidos por professores e alunos da instituição. Nessa edição, a temática será Visitando o Imaginário Sergipano com homenagem aos cantores Clemilda Ferreira da Silva e Pedro Rogério Cardoso Barbosa e ao poeta Araripe Coutinho, falecidos em 2014, que muito contribuíram para a cultura sergipana por meio das suas obras. A abertura do evento será às 13 horas no espaço Leyda Regis.

Palestras, trabalhos realizados pela comunidade acadêmica, apresentação de bandas e grupos folclóricos como Samba de Coco são algumas das atividades que ocorrerão durante o festival no dia de hoje e amanhã. 

Haverá inscrição apenas para as oficinas: Produção de vídeos; Discussão do vídeo Operação Cajueiro e Literatura no saco. Os alunos do IFS Campus Aracaju podem se inscrever no Grêmio Estudantil 28 de Março, gratuitamente, até o final da manhã dessa sexta-feira (27).

As atividades do primeiro dia do Arte IFS terão início às 13h30 com a apresentação musical Minha Terra é Sergipe; palestra mostrando a trajetória do poeta Araripe Coutinho; Samba de Coco; Tribo Kariri Xocó; capoeira em Sergipe; poesia em protesto, oficina produção de vídeo – parte I e o debate “Precisamos falar de violência”.

A programação de hoje prosseguirá com outras atrações à noite, a partir das 19 h, com palestra Clemilda e a cultura sergipana; tributo a Clemilda e a Rogério: música e biografia, e literatura digital – Museu Vídeo Poético.

Amanhã, as atividades serão iniciadas às 8h30 e seguem até às 11h30, com as oficinas: discussão do vídeo Operação Cajueiro – Cinecosmos; produção de vídeo – parte II e literatura no saco; debate sobre a violência contra a mulher e apresentações artísticas.

O Arte IFS é organizado pela Coordenadoria de Ciência Humanas e Sociais – CCHS do Campus Aracaju com o objetivo de agregar produções artísticas e culturais desenvolvidas por professores e alunos, além de contar com convidados. “É um evento importante para o público sergipano, carente no tocante a representações de sua memória artística e cultural”, afirma a professora Daniele Barbosa de Souza Almeida, coordenadora da CCHS.

Ascom IFS

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com