Nova lei do meio ingresso entrou em vigor

meia entradaNa última terça-feira, dia 1º de dezembro, entrou em vigor a nova lei que rege as regras relacionadas ao meio ingresso. A necessidade para essa lei surgiu porque supostamente a existência das meias-entradas estava supervalorizando o valor do ingresso inteiro e deixando atividades culturais caras até para quem pagava metade. Várias mudanças na venda de ingressos para eventos como shows e eventos esportivos foram incluídas.

De acordo com a nova lei, quem tem direito à meia entrada são estudantes (que devem mostrar a carteira estudantil), jovens de baixa renda (devem apresentar a Identidade Jovem), pessoas deficientes (devem apresentar Cartão de Benefício da Assistência Social ou documento do INSS) e idosos. Os idosos, contudo, recebem o benefício pelo Estatuto do Idoso e não pode essa lei.

Agora é obrigatório que as empresas promotoras dos eventos separem 40% de seus ingressos para os beneficiados pela meia-entrada e que deixem esse número claro. Caso o número de meias-entradas não seja informado, o comprador poderá comprar seu ingresso pela metade do valor mesmo que os 40% tenham sido ultrapassados.

Nem todas as carteiras de estudantes serão aceitas a partir de agora, somente aquelas emitidas pela UNE, UBES ou por DCES e Centros Acadêmicos de Cursos de Nível Médio ou Superior. Não precisa se desesperar caso já tenha comprado um ingresso com um documento não mais válido, a lei não afeta os ingressos comprados antes de entrar em vigor. 

Apesar da qualidade do texto da lei, ela já recebe olhares críticos. Num país do tamanho do Brasil e com tantos eventos culturais de grande porte ocorrendo simultaneamente, será muito difícil fiscalizar a venda de ingressos, o que cria uma ampla janela para que as empresas burlem as regras. Outros também duvidam que ela será o suficiente para fazer com que os preços de ingressos abaixem, já que apesar da limitação de 40%, o público que costuma frequentar eventos o faz pela meia-entrada e caso não tenha esse direito tende a se afastar dos teatros e shows.

 

 

 

 

 

Fonte:agêncianotícias

 

 

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com