Cláudio "Botafogo" Messias - 27 de novembro

claudioPALESTRA

A professora deputada estadual Maria Mendonça, PP, não participou da sessão do parlamento no dia de ontem. Maria proferiu palestra no Congresso Sergipano de Mulheres Progressistas, que aconteceu no Hotel Aquários.

EMANCIPAÇÃO

São Miguel do Aleixo completou 62 anos de emancipação política e o povo bom e trabalhador daquela cidade merece nossos sinceros parabéns e que continue lutando por melhores dias.

QUER DEMAIS

O pastor deputado estadual Antônio dos Santos, PSC, quer demais. Não é que ele está reivindicando do governador Jackson Barreto de Lima, PMDB-SE, que determine recuperação da quadra de esportes e colocação da cobertura da mesma e iluminação; das calçadas externas; do muro, grade e pintura interna e externa, dos banheiros; limpeza de todo contorno interno e externo, fechamento do contorno das caixas de água, para evitar acesso de alunos; e segurança para estudantes, professores e demais servidores da Escola Estadual Benedito Oliveira. É ou não é querer demais de uma administração que deixa faltar merenda e não supre outras necessidades do alunato?

VICE DE ROBERTO

“Tenho certeza que Itabaiana só tem a ganhar votando nesses dois futuros e pré- candidatos, hoje, para representar o nosso município e administrar”, afirmou a vereadora Ivoni Lima de Andrade, PMDB, apontando o engenheiro Roberto Bispo(irmão do deputado estadual e ex-prfeito de Itabaiana, Luciano Bispo de Lima), PMDB, e o vereador John David Torres Mota, PRP.

ESCOLHIDO

Ivoni revela que seu grupo político tem discutido o processo eleitoral e tudo indica para uma chapa forte com Roberto e o vereador John David. Argumenta que o município de Itabaiana precisa retoma seu crescimento socioeconômico, com uma administração voltada para atender as demandas da sociedade.

ASSISTENTES

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social18a. Região – Sergipe (CRESS/SE), Itanamara Guedes ocupou a tribuna durante sessão itinerante da Assembleia Legislativa, em Nossa Senhora da Glória, para abordar a necessidade de investimentos em polícias públicas de enfrentamento à violência contra a mulher.

SERTÃO VIOLENTO

Ao registrar a passagem do Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher,  que se comemorou na última quarta-feira, Itanamara Guedes destacou o simbolismo do dia, que marca o início da campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. “O sertão sergipano é a segunda região do Estado com maiores índices de violência contra a mulher”, lamentou Itanamara.

VIOLÊNCIA

Itanamara Guedes destacou que a violência praticada contra a mulher não é apenas física. “Uma das formas de violência que a maior parte das nossas mulheres sofre é a falta de atendimento nos serviços públicos de qualidade. As mulheres do sertão, por conta do funcionamento inadequado da maternidade para o alto sertão, têm de se deslocar para outras cidades, a fim de realizar seus partos, a exemplo dos municípios de Capela e Itabaiana ou Aracaju”, denunciou.

ALTERNATIVA

Uma das alternativas para contribuir com a superação da violência contra a mulher, aponta Itanamara Guedes , é a ampliação do investimento na política de Assistência Social com vistas ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ela aproveitou para solicitar aos deputados presentes na sessão itinerante que apresentem indicação ao Governo do Estado com o objetivo de aumentar o repasse do recurso fundo a fundo voltado para a política de assistência social. “Não apenas as mulheres vítimas de violência serão beneficiadas com o investimento nessa pasta, mas também a juventude, os idosos, crianças e adolescentes e toda a população em situação de vulnerabilidade social”, sugeriu.

SAÚDE

Na noite desta quarta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através dos Programas Redução de Danos (PRD), DST/Aids, Saúde do Homem, Consultório na Rua e da Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto, realizou diversos serviços de saúde para cerca de 60 moradores do bairro Jardim Centenário. O objetivo da ação é atrair a população que não procura a unidade de saúde para receber atendimento. Foram realizados 198 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de vacinação de tétano e hepatite, verificação de glicemia e orientações sobre os cuidados com a saúde.

CONTAS

O secretário municipal da Saúde, Luciano Paz, participou de uma plenária promovida pela Federação Estadual das Entidades Comunitárias de Sergipe (FECS), com o apoio da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam). A ação foi realizada no Centro Cultural de Aracaju e teve o objetivo de apresentar aos líderes comunitários as Políticas de Saúde da Capital. Na ocasião, Luciano Paz apresentou aos líderes como está a situação da Saúde de Aracaju. A secretária Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), Maria do Carmo Alves, também participou do evento e foi homenageada pelos presentes.

DEZEMBRO

No próximo dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O dia foi instituído desde 1987, buscando sensibilizar a sociedade sobre o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Municipal DST/Aids, programou uma semana cheia de atividades, com a realização de testes rápidos em diversos locais, intensificando as ações que já são realizadas durante todo o ano.

TUDO AZUL

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Cândida Alves, no bairro Santo Antônio, como parte das ações do Novembro Azul, campanha dedicada à saúde do homem, durante todos os dias deste mês estão sendo ofertados vários serviços, como testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além de vacinação e antropometria (verificação do Índice de Massa Corporal), e hoje, os trabalhos foram intensificados, mobilizando toda a unidade.

 

 

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com