Usuários do Samu 192 Sergipe poderão utilizar os alternativos 190 e 193

A partir de hoje, sexta-feira (20), das 12h às 14h, os cidadãos que necessitarem de atendimento pré-hospitalar móvel de urgência e encontrarem dificuldades através do ramal 192, deverão discar o 190 (se estiverem em Região Metropolitana) ou 193 (se estiverem nas demais regiões do Estado de Sergipe).

A orientação é um dos indicativos de um plano de contingência elaborado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), em virtude da transferência da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) para o novo Complexo Regulatório do Estado, localizado no bairro São José, em Aracaju.

Além desses ramais, os solicitantes de atendimento pré-hospitalar móvel poderão entrar em contato com as equipes do Samu através dos telefones 8853 6100 ou 8862 4444. De acordo com a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, até que a transferência seja totalmente efetivada, o ramal 192 poderá apresentar instabilidades, porém o 192 não será desativado.

"Caso haja algum imprevisto técnico e o 192 apresente instabilidades, o plano também estabelece uma medida preventiva que consiste no deslocamento temporário para o Ciosp (190), a partir das 10h, de uma equipe de Regulação Médica para possíveis atendimentos de urgência. Após sua reestruturação, as ligações que chegarem aos ramais 190 e 193 serão, automaticamente, reguladas para o Samu 192 Sergipe", explicou Conceição.

samuSegundo Conceição, toda a Rede Estadual de Urgência e Emergência estará em alerta para quaisquer demandas relacionadas aos atendimentos, a fim de dinamizar o acolhimento de pacientes.

"Reforçaremos a atenção com equipes técnicas e gestoras do Samu de plantão 'in loco' entre a sede da antiga Central de Regulação, novo Complexo Regulatório e Ciosp, para apoio aos técnicos plantonistas, até que todo o atendimento pré-hospitalar móvel seja realizado por meio do 192", acrescentou a superintendente do Samu 192 Sergipe.

Estrutura

Além da Central de Regulação atualmente localizada no bairro Siqueira Campos, deverão ser transferidos nesta sexta-feira (20), para o novo Complexo Regulatório do Estado, a coordenação de Enfermagem e a superintendência do Samu. Até a próxima terça-feira (24), os setores Administrativos e Núcleo de Educação Permanente (NEP) deverão atuar no novo endereço.

A nova Central de Regulação de Urgências - Samu 192 Sergipe está integrada ao Complexo Regulador do Estado de Sergipe, que compõe Centrais de Regulação de Leitos Ambulatoriais Especializados.

"Vale ressaltar que serviços, como atendimento ao público para solicitação de relatórios de primeiro atendimento pré-hospitalar, emitidos pelo Samu, cujos dados são necessários para obtenção de indenização por acidente de trabalho ou do Dpvat, não serão interrompidos", assegurou Conceição Mendonça.

O Centro de Materiais e Esterilização (CME), o almoxarifado e a farmácia para reposição de insumos, medicações e materiais permanecerão em funcionamentos nos atuais endereços, não sofrendo qualquer alteração.

Fonte: FHS

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com