Cláudio “Botafogo” Messias - 4 de novembro

claudioSECRETÁRIA

O prefeito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa (Valmir de Francisquinho), PR, nomeou a estudante de Engenharia, Deilza de Assis Santos, secretária municipal de Obras, Urbanismo, Infraestrutura e dos Serviços Públicos de Itabaiana. Deilza de Assis Santos trabalha conosco desde o início da gestão, e agora será a titular da pasta e seguirá com os trabalhos desenvolvidos nos últimos anos pelo amigo Moacir Santana, este que agora assume o mandato de vereador, explica Valmir. Que tenha boa sorte.

 

DESENTENDIMENTO

Dizem pelas bandas de Itabaiana que o vereador Moacir Santana vinha se desentendendo, politicamente, com o grupo que dá sustentação política ao prefeito Valmir de Francisquinho, porque sonha em ser o vice na chapa da tentativa de reeleição do gestor público municipal. Por isso, o melhor foi pedir o boné e cuidar de sua vida particular e lutar para conseguir a própria reeleição.

 OBRAS PARALISADAS

Estudantes da Escola Estadual Armindo Guaraná, no Conjunto Rosa Elze, em São Cristóvão, estão estudando num galpão improvisado, porque as obras de reforma estão paralisadas e não há uma satisfação para alunos, pais e responsáveis. A área do colégio está cheia de mato e lixo. Há reforma começou há mais de dois anos.

 SEM INFORMAÇÕES

A placa de informações sobre a obra do Armindo Guaraná não tem qualquer coisa. Simplesmente só estrutura. Nunca houve um “i” escrito. Moisés Shalom diz que o colégio foi abandonado pelo Estado. Está tudo ao “deus dará”. Nós queremos uma informação definitiva e imediata, porque desse jeito não dá.

 ROSA MARIA

Estudantes e professores são “torturados” num galpão do Conjunto Rosa Maria. São mais de 500 alunos do Armindo Guaraná numa área bastante quente, sem ventilação e o telhado de Eternit contribui para a tortura. As crianças ficam desidratadas e passam mal. Muitos estão desnutridos. A empresa contratada abandonou a obra e o Estado terá que fazer nova licitação, para retomar a obra e entrará na Justiça, para que firma que abandonou a obra pague pelos prejuízos.

 COISA FEIA

O concurso público para preenchimento de dez vagas para os cargos de Técnico Judiciário-Área Administrativa; 01 (uma) vaga para Analista Judiciário-Área Judiciária e cadastro reserva para o cargo de Analista Judiciário-Área Administrativa, com cotas para candidatos com deficiência e para candidatos negros, teve quase 28 mil escritos em todos os Estados. É uma prova da situação crítica no país de doutor Luís Inácio Lula da Silva, o presidente de fato. Os locais de prova em Sergipe estiveram superlotados, com todos sonhando com um emprego estável. Este país, um dia, ainda será dos brasileiros, comandados por técnicos honestos, responsáveis, leais e sinceros.

 ATENDIMENTO

No último feriadão, os Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) atenderam juntos 2.838 pessoas, sendo a maioria dos casos na área clínica. O índice registrado está dentro do aguardado para o período, sendo que os aracajuanos estão usando cada vez mais conscientes os serviços ofertados nestas unidades (atendimentos clínicos, ortopédicos, pediátricos e cirurgias de pequeno e médio porte), deixando questões mais simples, para atendimento dentro das 43 Unidades de Saúde da Família espalhadas na capital.

RESIDÊNCIA MÉDICA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a abertura do Curso de Especialização para Preceptores de Residência Médica acontecerá amanhã, 4, a partir das 8h30, no auditório da Fundação Estadual da Saúde (Funesa), localizada na Travessa Basílio Rocha, 33, Getúlio Vargas. O curso será realizado pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) em parceria com a SMS, através do Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS).

OBJETIVO

O objetivo do curso de Especialização para Preceptores de Residência Médica é capacitar os profissionais do SUS em educação na saúde, de modo que as atividades educacionais com graduandos ou em pós-graduação possam estar voltadas ao desenvolvimento de um perfil ancorado na integralidade do cuidado e na equidade da atenção. De acordo com a responsável pela articulação Ensino e Serviço do CEPS, Agda Vasconcelos, serão dez encontros presenciais, cada um deles realizados em três dias consecutivos e integrais de duração, que serão desenvolvidos no período de dez meses.

 PANTANAL

No próximo sábado, 7, das 7h às 13h, a Unidade de Saúde da Família (USF) Ministro Costa Cavalcante, localizada no Jardim Esperança, ofertará atendimentos e serviços de saúde para as mulheres da comunidade Pantanal. A ação será realizada em parceria com o Programa Saúde da Mulher e serão ofertados exames das mamas, exames de lâmina, testes rápidos de HIV e Sífilis, consultas de pré-natal e palestras educativas.

 ATIVIDADES

 De acordo com a gerente da unidade Ministro Costa Cavalcante, Ana Virgínia, serão várias atividades para o público feminino desta comunidade com o objetivo de estimular as mulheres para o cuidado com a saúde. “Foi escolhida essa população em virtude das condições vulneráveis de saúde que estas mulheres se encontram. Nós estamos convidando a todas para procurarem a unidade no sábado, os agentes de saúde estão se mobilizando para convidá-las e na unidade de saúde também estamos alertando para essa ação. Nossa estimativa é que cerca de 400 mulheres compareçam", destacou a gerente. Qualquer moradora da comunidade pode comparecer à unidade para receber o atendimento, basta levar a identidade e o cartão do SUS.

 PROFESSORES

A professora deputada estadual Ana Lúcia Menezes, PT, apresentou Moção a ser enviada aos presidentes das Comissões de Educação da Câmara Federal e do Senado, respectivamente, deputado Saraiva Felipe, e Romário, para que acompanhem e abram canais de negociações acerca da dura realidade que as universidades federais  estão passando e das necessidades dos profissionais que lutam por uma escola pública de qualidade.  A idéia é válida e mostra a preocupação da parlamentar com seus colegas, mas a gente sabe que o caos instalado no ensino público está longe de ter fim.

 AEROCLUBE

O Governo de Sergipe vai mesmo vender a área do antigo Campo de Aviação, também, conhecida como Aeroclube. A coisa está feia e o governo não decola e degola os sonhos dos funcionários públicos de terem salários em dia. Derrapou legal e não conseguiu planar e está só flanando.

 

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com