Quebra de equipamento do HUSE afeta pacientes

huse2Quem precisa utilizar o aparelho de radioterapia do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) pode ter a saúde ainda mais comprometida com as constantes falhas apresentadas pelo equipamento.

 Há duas semanas, os pacientes relatam que não estavam conseguindo continuar o tratamento devido a uma falha na refrigeração da máquina. Desta vez, uma peça do aparelho queimou e será preciso ser reposta.

 A paciente, Maria Cardoso da Silva, sofre com um câncer de laringe há quase um ano. Desde o início, o médico explicou que para a doença ser sanada, o tratamento não poderia ser interrompido. No entanto, por causa da quebra do aparelho, o tratamento precisou ser parado por três meses. Neste meio tempo, a doença da paciente se agravou.

 “Quatro meses depois que eu terminei o tratamento, o médico me avaliou e me disse que a minha situação tinha piorado. O câncer que era na laringe, se espalhou para a região da axila e do fêmur. Ou seja, essa quebra do aparelho pode comprometer a vida dos pacientes”, lamenta.

 A paciente foi na manhã desta segunda-feira (14) até o Hospital de Urgências de Sergipe para pegar o prontuário. Maria Cardoso pretende continuar o tratamento em São Paulo. “ Lá tem mais recursos que aqui. Quem sabe lá eu consigo melhorar minha saúde”, afirma.

 A Secretaria de Saúde do Estado informou através de nota que está providenciando um novo aparelho de radioterapia que será instalado no prazo de 60 dias com estimativa de funcionamento daqui a 10 meses. Por enquanto, os pacientes terão que aguardar o conserto do equipamento que apresentou falhas.

 Confira parte da nota:

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que, junto com a gestão do Hospital de Urgências de Sergipe, já se reuniu com consultores técnicos do Ministério as Saúde (MS) para definir sobre a ampliação da radioterapia no Centro de Oncologia do Huse, que receberá um novo acelerador linear.

 "O Ministério da Saúde deve iniciar o processo de instalação do novo equipamento em 60 dias, com previsão de conclusão para 10 meses. Até lá, vamos insistir em fazer os reparos preventivos e corretivos na máquina atual, que vem apresentando problemas. Já abrimos um canal de diálogo com entidades que agrupam pacientes oncológicos que precisam fazer radioterapia 3D para buscar o TFD, com objetivo de reduzir a fila e colocá-los no protocolo de 60 dias, como preconiza o Ministério. O importante é manter a assistência e estamos trabalhando para isso", destacou o secretário de Estado da Saúde, José Sobral.

 A fila da espera pela radioterapia 3D em Sergipe era de 570 pessoas. Hoje, são 302. Não existe fila de espera para a 2D.

 "O novo equipamento de radioterapia do Huse, utilizado no tratamento do câncer, faz parte do plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). As obras consistem na construção de um bunker (local específico destinado a abrigar os aceleradores), garantindo à segurança dos pacientes e profissionais, e são custeadas pelo MS. Este segundo acelerador linear no Huse trará grandes benefícios para o tratamento de pacientes. O atual aparelho de Radioterapia do Huse atende diariamente a mais de 90 pessoas pela manhã, tarde e noite", ressalta o secretário.

 Ainda de acordo com o gestor, "foi assinado um convênio estadual com a SES e o Hospital Cirurgia para a conclusão da obra para a instalação de outro equipamento. Em breve, até a rede particular também ganhará equipamentos. Além disso, o Hospital Universitário também contará, em breve, com um aparelho de radioterapia. Ou seja, a radioterapia em Sergipe terá um grande avanço".

 

 

Fonte: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com