Cláudio “Botafogo” Messias - 4 de setembro

 claudioVACINAÇÃO

Por determinação do secretário Luciano Paz, A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estendeu até hoje; sexta-feira, 4, a vacinação contra a Paralisia Infantil. Os pais que ainda não levaram suas crianças - com idade entre seis meses e menos de cinco anos - para receber a dose da vacina, podem levá-las em qualquer Unidade de Saúde da Família (USF) de Aracaju para serem imunizadas. Durante a campanha, encerrada na última segunda-feira, 31, foram aplicadas 31.222 doses, 81,62% do público alvo. A meta estabelecida é imunizar 38.253 crianças, 95% do total.

DESRESPEITO

Há quase dois anos, estudantes da Escola Estadual Pedro Diniz, em Areia Branca, assistem aulas em locais improvisados, que têm como paredes tapumes, sustentados por toras de madeira. A professora Ederlaine Araújo diz que o espaço é pequeno e não tem condições de lecionar, posto que as “paredes” são de “madeirite”. A estudante Jaílma diz que os banheiros ficam sujos e não há condições de usá-los. Quem limpa, às vezes, são os alunos e a diretora, completa.

 SEM MERENDA

Quase não tem merenda e a pouca carne não pode ser usada, porque falta tempero. Rato morto atrás do freezer pode ser visto na cozinha da Escola Pedro Diniz. A professora Vânia Santos diz que de vez em quando mandam broa e rocambole para a merenda dos estudantes e não tem como cozinhar a carne, porque faltam os ingredientes.

 MATO

A escola improvisada funciona no antigo Clube Recreativo de Areia Branca, cercado de mato e sem segurança. A mãe de um aluno levou para a diretora uma faca tipo peixeira que o filho chegou com ela em casa. Ele recebeu de um colega, que disse que iria matar um outro colega da tarde. O irmão da quase vítima pegou a faca e deu para um colega, que levou para casa, a fim de evitar uma morte. Eu fui na casa dele e ele confirmou a história da faca.

DESENTENDIMENTO

A Escola Estadual Pedro Diniz foi reformada por uma empresa particular, que ficou sem receber e abandonou a obra. Argumenta-se muito a questão da parte elétrica, porque os trabalhadores não receberam pelo serviço feito para a construtora e abandonaram a obra. A Secretaria de Estado da Educação garante que já resolveu a questão burocrática e vai pagar a construtora, para que a Pedro Diniz seja entregue aos estudantes em condições decentes de uso.

TROTES

O diretor do Ciosp, major PM Elias Linhares revela um número assustador de trotes para o serviço, que é fundamental para a segurança dos sergipanos. Só no primeiro semestre foram 80 mil ligações de brincadeira, que muitas vezes custa caro para o cidadão. Ele adverte que é crime e quem for flagrado passando trote responde pelo crime na justiça.

ASSUSTADOS

Moradores do bairro Ponto Novo vive assustado com os constantes assaltos. O comerciante Reginaldo Silva disse que a sua empregada ia saindo do trabalho, às 17h45, um rapaz bem vestido, roubou o celular dela e mais R$ 5,50, que era a passagem para ela voltar para casa. A doméstica estava acompanhada de uma colega, que também foi assaltada.

 ATERRORIZADA

Uma moradora do Ponto Novo disse que está com medo de ir visitar a filha, porque foi assaltada pela manhã, quando um carro subiu à calçada, desceu um homem, anunciou o assalto e levou tudo dela. Todo mundo se encanta com a hospitalidade dos sergipanos, mas a violência está se tornando insuportável. O tenente coronel PM Paulo Paiva garante que ações preventivas são realizada e várias pessoas armadas já foram presas na região.

 DENTISTAS

A alta do dólar faz com que os serviços médicos, principalmente odontológicos, que dependem de material importado, fiquem mais caros para os sergipanos. O dentista Alexandre Tenório Costa diz que o valor pago por equipamentos mais sofisticados e matérias-primas necessárias fica maior, por causa da desvalorização do real.

PRIORIDADE

O dentista Alexandre Tenório vaticina que muitas pessoas deixarão de lado uma coisa importante para a vida que é a saúde bucal, priorizando outras coisas, por conta da falta de dinheiro, em virtude da inflação e da crise econômica que o país atravessa. E alta da moeda americana contribui muito, porque os consultórios dependem de material importado, que fica cada vez mais caro, obrigando os profissionais a repassarem os custos.

OFTALMOLÓGICO

Cerca de 80% dos equipamentos usados nas clínicas oftalmológicas é importado e com a alta do dólar fica difícil para os profissionais enxergarem uma alternativa, que não aumente os preços cobrados. O médico Mário Ursulino diz que o Brasil pouco produz aparelhos usados nos consultórios e isso encarece bastante as cirurgias. Diz que os oftalmológicos tentam segurar os preços, mas será difícil.

PERIGO NA PISTA

Trecho da BR-101, que desabou há mais de um ano, não foi recuperado e isso traz risco para os motoristas, além do encarecimento dos fretes. O motorista José Maria Lira não sabe a razão da demora no conserto entre os municípios de São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. A cratera engoliu acostamento do trecho e a faixa da direita. A parte da pista, sentido Aracaju-Salvador foi interditada.

ACIDENTES

A Polícia Rodoviária Federal reconhece que é difícil transitar no local. O inspetor Anderson Sales diz que no período noturno é mais perigoso, por falta de sinalização eficaz na pista. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte informa que o novo superintendente engenheiro civil Ismael Silva está tomando conhecimento da situação, para as devidas providências.

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com