A história de Frei Paulo é contada em livro

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

A cidade de Frei Paulo é tema do livro “Das matas de Itabaiana a Frei Paulo: 350 anos de história documentada”, da advogada Ana Maria Dantas e Santana. A obra publicada pela Editora Diário Oficial de Sergipe, será lançada dia 16 de setembro, a partir das 16h, no Memorial Gilza Maria de Matos Dantas – Fazenda Onça, na rodovia Manoel Soares de Souza - Km 02, em Frei Paulo.

Ana Dantas começou a sua pesquisa que resultou na publicação, em 2015, com o interesse de conhecer a árvore genealógica da família. A partir daí ampliou o foco da busca, aprofundando a temática colonização do território que compõe o município de Frei Paulo, com o objetivo de identificar as primeiras famílias que se instalaram nas matas de Itabaiana. “Nesse contexto, busquei identificar como se fundou a cidade, a participação dos índios, escravos, capuchinhos, e outros elementos que compõem a cultura do município”, explicou a pesquisadora.

Na obra de estreia fica clara a paixão de Ana Dantas pela história da sua família e da cidade em que nasceu, Frei Paulo. “O estudo de nossas origens tem como objetivo maior ajudar a tirar o véu que o tempo criou sobre nossos ancestrais e, principalmente, sobre a origem da povoação do município de Frei Paulo e seus primeiros habitantes”, comenta a escritora.

O livro está dividido em oito capítulos, são 326 páginas que reúnem  pesquisas em documentos oficiais e históricos, notadamente, através dos relatórios relativos ao período de 1835 a 1930, pesquisa ao acervo digital da Biblioteca Nacional, Arquivo do município de Frei Paulo, na historiografia da colonização das terras de Sergipe, com enfoque para a colonização da cidade de Itabaiana. Foram utilizados também jornais, relatórios apresentados por governantes, párocos, câmaras de vereadores e juízes, as informações da revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, além da pesquisa in loco, que se deu por meio de visitas em igrejas, cemitérios, arquivos, cartórios e bibliotecas.

O prefácio ficou por conta do do historiador e pesquisador, José de Almeida Bispo, para ele, o trabalho pretende engrandecer o município de Frei Paulo “e toda essa trajetória da sua história municipal: de pintar nossa aldeia para então ser universal, como sugeriu o grande escritor russo Leon Tolstoi", observou. Ele ainda destacou “vê-se que não foram poupados esforços para isso: dos levantamentos genealógicos das famílias tradicionais de Frei Paulo, ao do seu fundador primo, o frei Paulo Antônio Damele de Casanova di Rovegno”.

O leitor irá encontrar na publicação um trabalho de pesquisa profundo, riquíssimo, variado, composto de leituras prazerosas em obras consagradas, mas muito mais de extração de valiosíssimas informações de fontes primárias, desde as frei paulistanas como da Câmara Municipal de Frei Paulo, em funcionamento desde a sua emancipação, e mui familiar à autora e ex-servidora da casa.frei paulo 15 09 2022