Como o empreendedorismo pode ser aplicado na carreira profissional

maraO assunto será tema da próxima edição da série “Lives de Carreiras”, promovida pelo Unit Carreiras, que acontece na quarta-feira, 29.

Diferente do que muitos pensam, um empreendedor não vive apenas de criar um negócio. Segundo especialistas, é possível aplicar empreendedorismo na carreira, mesmo sendo um profissional com carteira assinada de uma empresa.

“O empreendedorismo interno ou intraempreendedorismo ou ''intrapreneur'' pode acontecer em qualquer tipo de empresa.  O funcionário pode propor novos projetos e produtos para os nichos atendidos ou propondo novos nichos”, revela Matheus Felizola, publicitário e administrador.

Apesar de não ser dono de uma empresa, o profissional que reúne características como proatividade, coragem, criatividade, resiliência e muita ousadia, apresenta o perfil de uma mentalidade empreendedora que está sempre apta a criar projetos e/ou produtos. Mas como encarar a própria carreira como um empreendimento?

“O Branding pessoal é fundamental para quem está trilhando o sucesso profissional. São vários passos, o primeiro seria avaliar quais são os atributos enquanto ‘produto’. Toda essa estratégia tem que estar associada com uma preocupação constante em ter um diferencial competitivo, de definir de maneira sólida quais são os seus atributos enquanto profissional”, define Matheus.

Quem tem o “sentimento de dono” da própria carreira tem mais chances de enxergar novas oportunidades e gerar resultados para empresa, tirar projetos do papel, ter visão de futuro. E para quem nunca pensou nessa nova forma de encarar a carreira, o professor Matheus Felizola ensina alguns passos: “realinhar seus propósitos; observar seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades; ter um grande projeto e dividir em dezenas de subprojetos e encarar com muita responsabilidade a sua trajetória profissional”. 

“Os profissionais do futuro são os que sempre aprendem coisas novas, que buscam novos conhecimentos, que se arriscam. O futuro exige uma mescla de autodidatismo com um aprendizado constante. As universidades são fundamentais nesse momento. Um profissional com a capacidade de apreender e desaprender sempre, estará mais próximo do sucesso profissional”, completa.

O professor Matheus Felizola será palestrante convidado desta quarta-feira, às 19h, do ‘Lives de Carreiras’, que será transmitido pelo YouTube da Unit.

Doutor em Ciências Sociais -UFRN, Pós-doutor em Comunicação e Informação (UFRGS),  Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM e do Mestrado Profissional em Ciência da Informação - PPGCI ambos Universidade Federal de Sergipe e Professor Associado III do curso de Publicidade e Propaganda da UFS, Matheus ressalta a importância do desenvolvimento de uma visão empreendedora ainda na academia. 

“Grandes empreendedores montaram seus modelos de negócios durante a sua passagem pela universidade. O mundo empreendedor não tem limites de idade, então o jovem precisa iniciar sua trajetória o quanto antes”.

Lives de Carreiras

Promovida pelo Unit Carreiras, o ‘Lives de Carreiras’ traz em cada edição, uma temática diferente e atual. O primeiro encontro aconteceu dia 8 de julho, com o tema ‘Como melhorar a gestão de tempo e produtividade’. A palestrante foi a doutora em Psicologia, Marcela Montalvão Teti.

‘Gestão financeira pessoal’ foi o assunto abordado pelo bacharel e licenciado em Física e  Planejador Financeiro Pessoal, Eduardo Santos, no dia 15. No dia 22 de julho, o instrutor de meditação e Mindfulness, André Britto, falou sobre como a técnica de atenção plena pode ajudar na vida pessoal e profissional e, também, auxiliar na redução do estresse e ansiedade.

O encerramento da série acontece no dia 05 de agosto, com a palestra da psicóloga, mestre em Psicologia Social e professora, Flor Teixeira, que abordará o tema ‘Eu desejo saúde: Como manter o equilíbrio emocional em tempos difíceis?’. Esse encontro virtual está marcado para às 19h.

Assessoria de Imprensa

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com