Odontogeriatria inova tratamento para a melhor idade

geriatria odonto Os idosos saem da reabilitação e passam a receber tratamento de ponta

Até a década de 1990, a Odontologia tratava os idosos exclusivamente como pacientes de reabilitação. A partir do segundo milênio, os conceitos mudaram e houve um grande avanço com relação ao tratamento. Hoje, de forma específica, a Odontogeriatria trabalha buscando atender a melhor idade. Diante da nova expectativa de vida da população, são necessários cuidados especiais com essa faixa etária. O momento exige aspectos curativos e preventivos.   

“A Odontogeriatria se tornou uma área especializada da Odontologia, sendo uma especialidade que vai comprometer boa parte dos dentistas no futuro. Como procedimentos odontogeriátricos, podemos destacar: cirurgias, tratamentos de canal, colocação de implantes e tratamento ortodôntico”, afirmou o coordenador do curso de Odontologia da Faculdade UNINASSAU Aracaju e cirurgião-dentista, Murilo Oliveira. Ele explicou que o processo odontogeriátrico deve ser paralelo ao acompanhamento clínico médico.

O cirurgião-dentista esclarece que é preciso observar as condições dos sistemas gerais do paciente, pois, nem todas as doenças consideradas crônicas podem impedir o tratamento. “Doenças como hipertensão, diabetes, osteoporose, alzheimer, parkinson, se bem controladas, não interferem no tratamento dentário. Os procedimentos são realizados perante exames prévios para assegurar a tranquilidade ao dentista perante o paciente”, ressaltou.

Do ano 2000 até hoje, a Odontologia se transformou e ajudou a melhorar a qualidade de vida. Como professor, Murilo salienta que a Odontogeriatria é um tema importante do curso de Odontologia. “Ensino aos meus alunos a terem habilidades e competências necessárias para que, em sua formação, desenvolvam habilidades para cuidar dos idosos”, concluiu o cirurgião dentista.

Por Suzy Guimarães

 

 

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com