Cláudio Botafogo Messias-On Line- Feira -4ª—Feira- 17 de Julho de 2019

MÉRITO ELEITORAL

No dia 26 de julho ocorrerá a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral. A concessão da Medalha é um reconhecimento à contribuição efetivamente prestada pelos agraciados ao processo de aprimoramento do serviço eleitoral, assim como também constitui uma forma de reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido.

Durante a solenidade, que será realizada no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, serão homenageadas as seguintes personalidades: Ministra Rosa Maria Pires Weber; Des. Artur Oscar de Oliveira Deda (post mortem); Juiz Marcos Antônio Garapa de Carvalho; Juiz Leonardo Souza Santana Almeida; Jurista Sandra Regina Câmara Conceição; Jurista Joaby Gomes Ferreira; Procuradora Gicelma Santos do Nascimento; Des. Federal Carlos Rebêlo Júnior; Juiz Federal Edmilson da Silva Pimenta; Promotor José Rony Silva Almeida; Coronel Marcony Cabral Santos; Juiz Manoel Costa Neto; JuízaBrígida Declerc Fink; Marcelo Gerard Almeida de Andrade; Roberta Queiroz de Azevedo; Maria Isabel de Moura Santos; Evanilde de Jesus; José Ricardo Silva Maximino; e Carolina Teles Franco.

Por determinação do presidente do TRE-SE, Des. José dos Anjos, no dia do evento (26 de julho), o horário de expediente na Secretaria do Tribunal será das 13 às 19 horas.

HÉLIO SOBRAL

O ex-prefeito do município de Japaratuba, Hélio Sobral Leite, descumpriu Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e foi penalizado pelo órgão com multa de R$ 24 mil. O julgamento ocorreu na manhã desta terça-feira, 16, na sessão da Primeira Câmara.

TERMO

No dia 25 de outubro de 2016, o então prefeito esteve no Tribunal e assinou TAG se comprometendo a adotar melhorias no portal da transparência da Prefeitura de Japaratuba, em prazos específicos. Ao fim dos prazos, nova avaliação do Tribunal concluiu que os índices de transparência continuavam insatisfatórios.

MULTA

Relator do processo, o conselheiro-substituto Alexandre Lessa enfatizou em seu voto que, ao comparecer para assinar o Termo, o ex-gestor “tinha plena ciência de que a administração detinha as condições necessárias para o adimplemento integral do acordo pactuado”. Conforme já previa o TAG, o total da multa aplicada corresponde à soma de R$3 mil para cada um dos oito itens de transparência que restaram descumpridos, sob a ótica da Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

PARCERIAS

O Ministério da Saúde informou que 19 parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs) estão em fase de suspensão. As parcerias foram firmadas para a produção de medicamentos como insulina, usada para diabetes, e pramipexol, usado no tratamento de doença de Parkinson. A etapa atual permite que os laboratórios públicos apresentem medidas para reestruturar o cronograma de ações e atividades.

SEM AVANÇAR

Segundo a pasta, as parcerias estão em fase de suspensão, entre outros motivos, por falta de avanços esperados; por falta de investimento na estrutura; por desacordo com o cronograma; por solicitação de saída do parceiro privado; pelo não enquadramento de um projeto como PDP; por decisão judicial; e, por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU).

JOÃO ALVES

O ex-governador de Sergipe, João Alves Filho, de 78 anos, apresentou melhoras, mas continua internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital em Brasília. O estado de saúde dele ainda é considerado grave.

INTERNADO

João Alves Filho foi internado ontem, terça-feira, 16, depois de ter sofrido um mal súbito em sua residência, na capital federal. Ele foi entubado e apresentou problemas nas funções renais e uma infecção no aparelho respiratório. No final da tarde, após melhora no estado de saúde, o uso de medicamentos foi reduzido e o funcionamento das funções renais se estabilizou. Em maio, João Alves Filho havia sido levado à UTI porque sofreu um corte na cabeça após cair no banheiro de casa. Dias, depois dele recebeu alta médica. O ex-governador sofre de Alzheimer. João Alves Filho governou Sergipe por três vezes; foi prefeito de Aracaju em dois mandatos e também Ministro do Interior.

FUSCA

Um dos queridinhos do mundo automobilístico, o Volkswagen Fusca, celebra 60 anos de Brasil em 2019. E para brindar esse momento tão especial, o RioMar Aracaju, em parceria com os Amigos do Fusca de Sergipe – AFUSE -, promove uma exposição com 13 automóveis fabricados entre as décadas de 60 e 70.

CHARMOSOS

A exposição dos charmosos carrinhos, acontece de 19 a 28 de julho, no primeiro piso, em frente à Casa Alemã, e faz parte da programação que o shopping está preparando em alusão ao Dia dos Avós. A abertura do evento irá contemplar o show de Igor Rodsi e Banda Vive, às 19h, no espaço do evento. A exposição ’60 anos do Fusca no Brasil’ conta com a parceria de Autopeças Macedo, Auto Sergipe e Suburbia.

ARACAJU

Aracaju é uma das quatro cidades brasileiras candidatas a títulos dado pela Unesco. A Rede Cidades Criativas é um laboratório de ideias e de práticas inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável. Além da capital sergipana, Belo Horizonte (MG) concorre na categoria Gastronomia, Cataguases (MG) em Cinema e Fortaleza (CE) no segmento Design. O resultado sai até o fim de outubro.

INDÚSTRIA

Ao se candidatar ao título de Rede de Cidade Criativa da Música, Aracaju pretende estabelecer uma poderosa indústria criativa com investimentos nacionais e internacionais, uma vida cultural participativa incluindo os mais vulneráveis e um desenvolvimento urbano onde a música é um fator estratégico de desenvolvimento sustentável. Do ritmo tradicional de forró, a cidade hoje se reinventa em misturas de rock e jazz, além de ritmos contemporâneos nos mercados nacionais e internacionais.

DOAÇÕES

O Governo de Sergipe disponibiliza mais um ponto de coleta de doações para apoio aos municípios atingidos pelas chuvas. A sede do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe – Detran também receberá, das 07h às 17h, doações de alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal (fralda descartável P/M/G, desodorante, absorvente, papel higiênico, escova de dente e creme dental). As doações seguem abertas até esta sexta-feira (19) e também podem ser feitas em outros quatro pontos de coleta no Estado.

OUTROS POSTOS

Além da sede do Detran, a população que desejar se somar pode fazer a doação nos seguintes locais e horários: de 08h às 17h na Defesa Civil Estadual (Rua Santa Luzia, 680 – bairro São José) e no Espaço Cuidar do Bugio (Praça Osvaldo Mendonça, s/nº); e em qualquer horário do dia ou da noite no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (Rua Siriri, 805, Aracaju) e no 2º Subgrupaento Bombeiro Militar (SGBM): (Av. Coletora A, 943, Conjunto Marcos Freire I, Nossa Senhora do Socorro).claudio

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Telefones: 79 3214-5421 / 3044-0783
Email: contato@gazetahoje.com