Escola municipal do bairro 18 do Forte inaugura sala de leitura

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

Um espaço convidativo, alegre e repleto de conhecimento. É assim a sala de leitura inaugurada nesta terça-feira, 25, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macedo, no bairro 18 do Forte. Idealizada pela equipe diretiva da unidade escolar, a criação da objetiva inserir a leitura, cada vez mais, no cotidiano dos estudantes. O local também será utilizado pelos professores para realização de atividades pedagógicas.

A sala já existia no espaço físico da escola, no entanto, não era utilizada. “Quando assumimos a gestão, percebemos que todo o acervo de livros da escola precisava de uma organização, de um espaço. Então, a equipe diretiva se reuniu e resolveu criar este local, transformamos o ambiente e organizamos os livros da melhor maneira possível para que todos esses estudantes possam aproveitar ao máximo. Esse é um espaço deles, para o crescimento deles”, explica o coordenador pedagógico da Emef, Alessandro Félix.

Contos, literatura infantil, dicionários, enciclopédias, livros e jogos didáticos estão disponíveis nas sete estantes da sala de leitura. Os alunos têm acesso ao local durante todo o dia. Semanalmente, professores também utilizarão a sala para atividade pedagógica, como roda de leitura, debates sobre livros e outras. Os exemplares também poderão ser levados para casa, através de empréstimos.

Sala de leitura inaugurada

“Nos preocupamos em tornar o ambiente agradável, colorido, lúdico, onde as crianças pudessem sentir prazer em estar na sala. No horário vago delas, como quando terminam uma prova ou quando estão no recreio, elas podem vir aqui e desfrutar. Seja nas estantes, nas caixas, nos baús, todos os livros estão à disposição deles todos os dias, para lerem em conjunto, sozinhos ou até levar pra casa”, completa Alessandro.

A Emef Otília de Araújo Macedo oferta o Ensino Fundamental Menor – 1° ao 5°. O aluno Victor Emanuel Nascimento Pinheiro, estudante do 3º ano, foi um dos ajudaram a equipe diretiva na decoração da sala. Animado, ele pretende desfrutar do espaço lendo suas histórias preferidas. “Gostei muito dos livros, dos desenhos, da decoração e aqui tem as histórias que eu gosto de ler, como a da Turma da Mônica, que é a minha preferida”, contou.

Fonte: PMAeducacao 26 06