Campanha de vacinação contra febre aftosa começa hoje

De primeiro a 31 de maio, o governo de Sergipe dará início à primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. A meta da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro é imunizar mais 1.150.000 bovinos e 980 bubalinos de todas as idades no estado.

Esse ano, os produtores deverão ficar atentos quanto à dosagem da vacina, uma vez que o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), reduziu a dose de 5ml para 2ml, o que, além de baratear os custos da campanha para o criador, vai causar menos reações nos animais, a exemplo de abscessos.

Segundo a diretora de Defesa e Animal da Emdagro, Salete Dezen, a medida já é um grande avanço rumo à retirada total da vacinação no país até 2021. “Diante da retirada do vírus tipo C, que está ausente na América do Sul, assim como a retirada da substância Saponina, não há necessidade de permanecer com a dosagem de 5ml da vacina”, explicou.

A diretora orienta, ainda, que os produtores não aceitem comprar vacinas com dosagem superior a 2ml. “Os comerciantes que ainda possuem as vacinas com dosagem de 5ml deverão entrar em contato com a Central de Selagem ou procurar a Emdagro ou a Superintendência do Ministério da Agricultura para fazerem o recolhimento dos frascos. O produtor deve ficar atento na hora de adquirir, para não comprar a vacina fora das recomendações”, frisou Salete.afitosa 01 05 2019

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com