Artistas sergipanos dão aula a estudantes sobre suas obras

Alunos do colégio Jackson de Figueiredo usaram as dependências do Museu-Palácio Olímpio Campos como sala de aula. Os estudantes foram convidados pela Fundação Cultura e Arte Aperipê (Funcap) a ter uma aula especial com grandes nomes da cultura sergipana, como Adauto Machado, Antônio Cruz e Ismael Pereira. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 09.

Segundo Eliana Borges, que faz parte da Gerência de Edição e Memória (Gema), setor ligado a Funcap, a ideia é aproximar os artistas dos estudantes. “É importante que eles conheçam os talentosos artistas que estão por trás das lindas obras que nós estamos expondo aqui no Palácio”, afirma. Eliana conta que o desejo dessa roda de conversa surgiu quando era muito questionada pela curiosa de alguns adolescentes. “Alguns jovens olhavam as obras de arte e perguntavam se o artista ainda estava vivo”, lembra. “Eu dizia que sim. Foi a partir de interesse pelos artistas que eu fiz questão de trazê-los aqui, para perto desses jovens”, destaca.

Durante a roda de conversa, os artistas ressaltaram que a linguagem da comunicação tem que se adaptar para cada meio. “Como nós estamos entre estudantes muito jovens, temos que buscar uma comunicação bem descontraída”, diz Antônio. Já Ismael conta que pretende levar a todos muito conhecimento. “Vou provocá-los instigando-os a pensar sobre muitas coisas que o rodeiam”, brinca.

Para a coordenadora pedagógica dos alunos, Ana Júlia Souto, ao aproximar os estudantes da arte, o conceito que eles passarão a ter dela será amplificado. “Eles terão contato não só com as obras de arte, mas também com os artistas”, diz. Ainda de acordo com ela, ao estreitar essa relação “público-arte”, os alunos que têm uma afinidade com esse mundo poderá se sentir motivado a potencializar seu talento. “Como eles são jovens, esse contato íntimo pode gerar um conhecimento de si mesmo. E com isso talentos podem seguir”, avalia.artistas 09 04

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Telefones: 79 3214-5421 / 3044-0783
Email: contato@gazetahoje.com