Cláudio Botafogo Messias-On Line-segunda-feira-08-04-2019

SEM NOÇÃO DO QUE É SER PARLAMENTAR

Em seu primeiro mandato, o professor Rodrigo Valadares, PTB , mostra que não está preparado para o embate político no parlamento estadual de Sergipe.

De uma família de políticos experientes e que muito já deu para o Estado, Rodrigo Valadares tem que aprender que é essencial o contraditório no parlamento e que lutar como simplesmente um adversário do Governo e buscar caminhos para quebrar mais ainda a estrutura estatal poderá leva-lo a parlamentar de um único mandato e que não deixará lembranças para os sergipanos.

Agora, para ser simpático a população, Rodrigo Valadares quer simplesmente que seja suspensa a cobrança da taxa de esgoto pela Deso.

Claro que existem falhas e que os valores são astronômicos e é preciso calibrar, porque o povo está sem grana, mas antes de acabar com a taxa, que tal mostrar soluções, para que a Deso se recupere e atue como uma empresa rentável e eficiente?

O deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) apresentou uma indicação ao Governo Estado, através da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), no sentido que se promova a suspensão da cobrança da taxa de esgoto, até que a Companhia efetivamente promova o devido tratamento integral do esgoto antes de contaminar os rios e mananciais no Estado.

O jovem deputado justifica sua iniciativa dizendo que “a cobrança da taxa de esgoto, cobrada pela Companhia de Saneamento tem como objeto, além da coleta, o efetivo tratamento antes que ele seja descartado junto à natureza. Infelizmente é algo comum ver o esgoto coletado ser despejado nos nossos rios e mananciais”.

Rodrigo Valadares demonstrou uma preocupação do ponto de vista ambiental e disse que “enquanto a DESO não faz a sua parte, não cumpre o seu papel, não é justo que os consumidores paguem por um serviço que não é prestado. Além de onerar o povo, estão promovendo danos irreversíveis ao meio ambiente. Peço ao governo que esta suspensão (da cobrança) seja imediata”.

Num momento em que o Governo do Estado tem como intenção “arrendar” a Deso, qualquer coisa contra a empresa só dará combustível para a privatização e o deputado inimigo do Governo, de forma inocente e inconsequente, vai contribuir em favor daqueles que defendem a privatização.

Não custa coisa alguma procurar conversar com os mais experientes e ter uma assessoria, para evitar o “destrambelhamento e discursos vazios e que demonstrem apenas raiva, até mesmo pessoal, contra o Governo.

Querer se firmar como uma liderança independente e se preparar para outros voos, depende muito da capacidade de aglutinar ideias dos mais experientes e ter paciência, para agir na hora certa. Criticar por criticar, pode levar a uma atuação bolsonarista, que já vimos que não dá certo. Mas cada um sabe o que deve fazer. Selva!!!

NOVO CRISTÃO

O deputado estadual Gilmar Carvalho participou de um grande encontro político do Partido Social Cristão (PSC), ao qual é filiado, que reuniu na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) as principais lideranças do partido e acolheu novos correligionários em ato de filiação do Diretório Municipal de Aracaju. Entre as filiações, a do ex-presidente do Partido Popular Socialista (PPS), o empresário Clóvis Silveira. Gilmar ressaltou a importância do evento e da chegada de Clóvis ao partido, agradeceu a todos e reafirmou sua missão com o povo de Aracaju.

PODER

“No dia 1º de janeiro de 2021 nós vamos levar o povo ao poder na Prefeitura de Aracaju, que vai participar ativa e diretamente de cada uma de nossas ações. A pasta da Saúde terá dois secretários, pois terá o prefeito comandando a Secretaria. É inadmissível que tenhamos hoje pessoas em filas intermináveis de exames e consultas, sendo humilhadas. E não na fila do SUS, mas na fila da incompetência do atual prefeito de Aracaju. Colocaremos o povo para ser respeitado e atendido”, diz o deputado.

SALVADOR

“Nós juntos vamos derrotar o prefeito que começou o mandato com a polícia nas costas. Enquanto a polícia estava em órgão da prefeitura, o prefeito viajava, como se os erros fossem de auxiliares, quando esses mesmos erros eram do gestor municipal. A atual gestão foi salva por André Moura, através do seu trabalho em Brasília, dada a sua incompetência e mau gerenciamento.  Estamos determinados a disputar e ganhar, e isso só será possível se o povo quiser e vocês ajudarem. O PSC terá o prefeito de Aracaju”, disse Gilmar Carvalho.

FORTE

O presidente do PSC, André Moura, reconhece que o partido sempre foi muito forte no interior do estado, onde tem hoje o maior número de prefeitos, e acredita que a chegada do agrupamento de Clóvis Silveira é uma grande demonstração do crescimento do PSC em Aracaju.

CRESCIMENTO

Na última eleição municipal Clóvis Silveira fez com que o PPS fosse o partido que mais elegeu vereadores. A chegada dele é importante para o nosso projeto prioritário para Aracaju em 2020, que é uma pré-candidatura a prefeito da capital, trabalhando o nome de Gilmar Carvalho, que foi o deputado mais bem votado em Aracaju e na Grande Aracaju. Gilmar é um exímio conhecedor de Aracaju, da sua realidade, principalmente dos seus problemas. Essa é uma pré-candidatura viável, de um conhecedor da nossa capital, mas acima de tudo que tem compromisso com os aracajuanos”, disse André Moura.

TRAJETÓRIA

Durante ato de filiação, o empresário Clóvis Silveira, novo membro do PSC, contou um pouco de sua trajetória política afirmando que sempre foi uma pessoa independente e de posições. “Por isso sou amado e odiado ao mesmo tempo, mas tenho a convicção que chego ao PSC para agregar. Estamos encontrando no PSC a viabilidade da eleição de Gilmar Carvalho, e tem, só depende de nós”, disse Clóvis, que traz consigo cerca de 150 novos membros para o PSC.

BANCO

Com o objetivo de  fortalecer, defender a economia e valorizar o Banco do Nordeste, não só na área de atuação do órgão, mas do Brasil de uma forma geral, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu audiência pública de Lançamento da Frente Parlamentar Nacional em Defesa do Banco do Nordeste.

LUCIANO

Atendendo ao convite do presidente da Alce, deputado José Sarto (PDT), o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB) participou do evento, juntamente com os estados do Maranhão, Piauí e Paraíba, além de  outros parlamentares estaduais e federais, entidades de classe,  servidores do BNB. A audiência pública, aconteceu no Auditório Murilo Aguiar, no edifício sede da Alce, discutiu  estratégias necessárias e de suma importância à instituição. Vale ressaltar que o  BNB é o maior protagonista da economia no Nordeste e atua nos diferentes setores econômicos, sendo o principal bra& ccedil;o do Estado, enquanto instituição de fomento, movimentando bilhões de Reais.

SUGESTÃO

Luciano Bispo, durante o evento, apresentou sugestão para o que Governo Federal autorize, através do legislativo, a abertura de linha de financiamento para os governos estaduais, a partir do Fundo Nacional que tem o BNB, garantindo investimentos em infraestrutura, estradas, entre outros.  ” Defender o fortalecimento do Banco do Nordeste é defender a economia do nordeste e do Brasil”, frisou Bipo

FRENTE

O parlamentar sergipano, explicou ainda que a Frente Parlamentar em Defesa do BNB, pretende, efetivamente, uma maior participação das Assembleias, unindo forças e articulando junto às bancadas federais no que desrespeito a sensibilizar o Governo Federal, entendendo que o BNB  é o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina.

SENADO

No evento, também foi solicitada audiência com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, para entregar a reivindicação dos presidentes das Assembleias Legislativas do Nordeste, em defesa do BNB.

COMISSÕES

A Deputada Maisa Mitidieri faz parte de nove das 15 Comissões Permanente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). As Comissões Permanentes são organizadas por representação proporcional dos partidos, onde o número de membros da Assembleia é dividido entre elas. Normalmente essa divisão é feita em dois blocos: situação e oposição ao governo.

DEDICAÇÃO

Maisa garante total dedicação a todas as comissões que faz parte. “Eu como deputada, fui agraciada em fazer parte de diversas comissões. A minha dedicação será 100%, acompanharei de perto todos os projetos de lei. Força

de vontade e garra não me faltam para ser uma representante efetiva dos sergipanos”, afirma.

COMISSÕES

As Comissões que a deputada faz parte são: Constituição e Justiça Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação; Administração e Serviço Público; Saúde, Higiene Assistência e Previdência Social; Obras Públicas, Desenvolvimento Urbano, Transportes e Turismo; Segurança Pública; Legislação Participativa; Redação Final e Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

VERÃO

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que decidiu não adotar o horário de verão este ano. Segundo ele, a decisão foi baseada em um parecer do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que aponta pouca efetividade na economia energética.

RECEITA

A Receita Federal abre nesta segunda-feira, 8, consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física de abril. Ao todo, serão desembolsados R$ 210 milhões para 91,3 mil contribuintes que estavam na malha fina das declarações de 2008 a 2018, mas regularizaram as pendências com o Fisco.

NOMES

A lista com os nomes estará disponível a partir das 9h no site da Receita na internet. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone, no número 146. A Receita oferece ainda aplicativo para tablets e smartphones, que permite o acompanhamento das restituições.

RESTITUIÇÃO

As restituições terão correção de 6,64%, para o lote de 2018, a 108,76% para o de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a entrega da declaração até este mês.

CONTAS

O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração no próximo dia 15. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência) para ter acesso ao pagamento.

MULTA

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) ainda não foi notificada sobre as multas aplicadas pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) por supostas irregularidades detectadas pelo órgão ambiental no início dos trabalhos de implantação do sistema de esgotamento sanitário no bairro Jabotiana, em Aracaju, que consiste no aterramento de parte da lagoa doce, existente no local.

ANO LETIVO

Com o objetivo de alinhar as diretrizes legais e pedagógicas do Novo Ensino Médio, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por intermédio do Serviço de Ensino Médio da Seduc (Semed), reuniu-se com representantes de 38 escolas da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc, em Aracaju. A reunião contou com presença de diretores e coordenadores das unidades que farão parte da fase experimental do projeto.

MUDANÇAS

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

JUSTIÇA FEDERAL

Tomou posse em solenidade realizada no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) a nova Diretoria do Foro da Justiça Federal em Sergipe (JFSE) para o biênio 2019-2021. Assume a Diretoria o juiz federal Ronivon de Aragão, titular da 2ª Vara Federal de Sergipe. O juiz federal Gilton Batista Brito, presidente da Turma Recursal, é reconduzido ao cargo de vice-diretor do Foro.

PLANO REGIONAL

O governador Belivaldo Chagas discutiupontos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) com o gestor titular da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Mário Gordilho. O dirigente da autarquia veio a Sergipe para apresentar as principais características do Plano, que está em fase final de elaboração.

De acordo com Belivaldo, essa reunião estreita a relação de Sergipe com a Sudene e é um dos primeiros passos para a retomada da Superintendência como propulsora do desenvolvimento na região.

SERGIPE

“O superintendente da Sudene fez questão de vir ao nosso estado para tratar de assuntos de interesse de Sergipe e do Nordeste, para fortalecer o relacionamento da autarquia com o Sergipe e buscar informações do estado para ajudar na elaboração do PRDNE. A ideia é que com essas informações, a Sudene consiga finalizar o Plano. O objetivo é que a Superintendência esteja mais presente nas diversas áreas de ação de desenvolvimento para o Nordeste, e exatamente por isso é extremamente importante a presença do superintendente da Sudene aqui”, explanou o governador.claudio

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Telefones: 79 3214-5421 / 3044-0783
Email: contato@gazetahoje.com