Cláudio Botafogo Messias-On Line-segunda-feira-18-03-2019

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

PORQUE ELES NÃO SÃO DEUSES

Em novos tempos que o País vive não podemos continuar pagar salários absurdos, mordomias que fazem inveja a reis e príncipes e nada cobrar dos juízes, desembargadores e ministros dos Tribunais superiores, portanto, é de bom alvitre a iniciativa do gaúcho e senador por Sergipe, Alessandro Vieira, que quer investigar, com imparcialidade o que acontece no judiciário brasileiro.

O senador Alessandro Vieira (PPS/SE) anunciou que já conseguiu o número de assinaturas [27] suficientes para reativar o pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que tem como objetivo investigar a conduta de ministros que compõem os tribunais superiores do Poder Judiciário brasileiro. O primeiro requerimento, que popularizou a CPI como Lava Toga, foi arquivado, mas nesta segunda iniciativa o senador está confiante e anexa à justificativa uma série de fatos que colocam a conduta de ministros sob suspeita.

São elencados 13 casos, que o senador classifica como fatos concretos que justificam a investigação. Pela proposta do senador, a CPI será composta por 10 membros titulares e seis suplentes, com limite de despesa fixado em R$ 30 mil, tendo como objetivo “investigar condutas improbas, desvios operacionais e violações éticas por parte de membros do Supremo Tribunal Federal e outros tribunais superiores.

O grande problema a ser enfrentado pela proposta é que parte dos senadores são investigados ou denunciados pelo cometimento de diversos crimes de apropriação do dinheiro do povo, improbidade administrativa e outros delitos.

Só com a pressão popular, estes espertos irão trabalhar, para que a CPI realmente surta efeito. A maioria não vai querer dar um tiro no pé ou no seu coração político, contrariando aqueles que poderão julgá-los e até colocá-los na cadeia. Está na hora do povo acordar e exigir respeito ao que é público.

Mas boa parte dos brasileiros não tem vergonha na cara e adora ser roubado pelos políticos bandidos, para ter motivo para reclamar da falta de médicos, escola de boa qualidade, segurança e outros direitos, que nos são negados, justamente porque estes caras roubam o dinheiro que deveria ser investido em prol da população. Selva!!!

ÔNIBUS

Os sergipanos querem saber quantos ônibus são locados, para o transporte de estudantes que não têm condições de bancar o deslocamento para a escola. Alunos de vários municípios denunciam que não têm transporte escolar. Investir na educação é a base do desenvolvimento de Sergipe e o Governo tem a obrigação de informar tais questionamentos.

MENTAL

A Nova Política de Saúde Mental e as Comunidades Terapêuticas será tema da palestra que acontecerá no próximo dia 21 de março, no plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 10h.

CONVÊNIO

A Secretaria de Estado da Segurança Pública firmou parceria com a Faculdade Pio Décimo, através do que haverá desconto nas mensalidades escolares nos cursos ofertados aos colaboradores da SSP e seus descendentes dependentes diretos.

TOBIAS BARRETO

O deputado estadual Dilson de Agripino pede ao Governo do Estado que implante o Projeto Ronda Maria da Penha em Tobias Barreto. Argumenta que a iniciativa contribuirá para inibir a violência contra a mulher e isto vai ajudar as mulheres de cidades vizinhas.

AQUIDABÃ

Comerciantes e feirantes pedem ao Governo do Estado a reforma do mercado de carne e de peixe de Aquidabã, para que as pessoas tenham um local ideal para a aquisição dos produtos.

MARUIM

A SSP e a prefeitura de Maruim firmaram convênio para melhor atender a população em termos de segurança e serviços que são prestados para os cidadãos.

AREIA BRANCA

A Prefeitura de Areia Branca e a Secretaria de Estado da Segurança Pública firmaram convênio para a manutenção básica  das unidades policiais (Delegacia ou Centro Integrado de Segurança Pública, Batalhão, Companhia, Pelotão, Grupamento e Esquadrão).

CAMPO DO BRITO

Um Termo de Cooperação foi firmado entre a SSP e a Prefeitura de Campo do Brito para o apoio logístico para a melhoria dos serviços do Instituto de Identificação à disposição dos cidadãos, por meio da disponibilização de local para colheita de assinaturas e impressão digital, para ser encaminhada ao Instituto de Identificação Dr. Carlos Menezes, em Aracaju.

LAVAGEM

Será prorrogado o Termo de Cooperação entre o Ministério da Justiça e a SSP-SE, para implementação do Laboratório de Tecnologia contra lavagem de dinheiro na Polícia Civil do Estado de Sergipe, objetivando o enfrentamento à corrupção e a recuperação de ativos.

DOAÇÃO

O Tribunal de Justiça e a SSP assinaram convênio, para doação de equipamentos de informática para a Secretaria.

SÃO CRISTÓVÃO

O Governo do Estado fará cessão ao município de São Cristóvão de imóveis localizados no Povoado Feijão; Rua José Correia Neto, nº 571, povoado Colônia Miranda; Rua Principal, s/n, Povoado Rita Cacete; e Travessa João Leite, s/n, Povoado Cabrita.

DINHEIRO

O Governo do Estado vai usar  bens oriundos de ilícitos penais relacionados aos crimes de lavagem de capital para os órgãos que integram a Polícia Civil de Sergipe.

ÍNDIGENA

Estão abertas, até o dia 11 de abril, as inscrições para o III Fórum Sergipano de Cultura Indígena. O evento é uma realização da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com a Associação Nacional de História de Sergipe (ANPUH/SE), e acontecerá no Centro Cultural de Aracaju.

TEMA CENTRAL

Nesta edição, o tema central do III Fórum Sergipano de Cultura Indígena é ‘Os povos indígenas no cenário político atual’. O evento será rodeado de palestras, debates e exibições de documentários sobre a cultura dos índios. O público alvo é formado por estudantes, professores, pesquisadores e membros de comunidades indígenas.

TRIBUNA

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), promoverá na próxima sexta feira, 23, a partir das 8h30, o VI Fórum de Gestão Estratégica. A realização anual do FGE está prevista no art. 7º da Resolução 161/14 que aprovou o Planejamento Estratégico do TRE-SE para o Ciclo 2015 – 2020, como uma das ações do Plano de Comunicação da Estratégia.

ESTRATÉGIA

O evento tem por objetivo promover a estratégia do TRE/SE, buscando o envolvimento dos magistrados e servidores e agregando a equipe com o propósito motivacional, através do reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos.

ZÉ CALÓI

O juiz Sérgio Fortuna de Mendonça, da Comarca de Canindé de São Francisco, condenou por má-fé o vereador José Antônio dos Santos Silva, o Zé Caloi, acusado de invadir lote irrigado da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro). O parlamentar responde a processo judicial movido pela Cohidro e deixou de comparecer às audiências designadas pelo magistrado, que deveriam ter sido realizadas naquela Comarca.

AUSENTE

Por Zé Caloi ter se ausentado das audiências, inclusive da última realizada no dia 28 de fevereiro deste ano, o magistrado decidiu condená-lo como litigante de má-fé, aplicando-lhe multa, com base no artigo 80º do Código de Processo Penal (CPC). Conforme os autos, o vereador foi intimado e estava ciente de que a ausência dele na última audiência se caracterizaria como confissão.

MANOBRA

Na ótica do juiz, a ausência de Zé Caloi soou como manobra para prejudicar o andamento processual. “No caso em tela, é inconteste que o Requerido [o vereador] em questão opôs resistência injustificada ao andamento do processo, procedendo de modo temerário, quando deixou de comparecer às audiências designadas”, destacou o magistrado na decisão.

DELEGADOS

O Ministério Público de Sergipe, por intermédio do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública, realizou audiência com os coordenadores de Delegacias da capital, Viviane Pessoa, e do interior, Jonathas Evangelista, para discutir a falta de delegados em algumas cidades do Estado.

PROMOTOR

A informação foi relatada pelo promotor de Justiça de Gararu, Francisco Ferreira de Lima Júnior, que também tem atribuição nos municípios de Canhoba, Itabi e Nossa Senhora de Lourdes. O promotor de Justiça pontuou que nas visitas realizadas no segundo semestre de 2018 não encontrou nenhum dos delegados nas unidades das quatro cidades, sendo que nas delegacias de Canhoba nenhum policial civil foi encontrado. Ainda de acordo com ele, a sala do cartório estava trancada e, segundo o militar responsável, pelo menos há 15 dias nenhum policial civil tinha comparecido àquela unidade.

VACINAÇÃO

O Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza na próxima terça-feira, 19, uma reunião preparatória com os coordenadores municipais de imunização para a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que irá acontecer de 15 de abril e 31 de maio em todo o Estado de Sergipe, seguindo o calendário nacional de vacinação, que marcou o quatro de maio como dia de mobilização. A reunião irá acontecer no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).

 

         claudio