Pesquisadores lançam o livro ‘Formas de Dizer Capoeira’

Será lançado, no próximo sábado, 19, às 19h, em Aracaju/SE, o livro ‘Formas de Dizer Capoeira’, organizado pelo professor Dr. Luiz Carlos Tavares (Mestre Lucas). A coletânea é composta por seis artigos e uma entrevista, que tratam da temática sob diversos ângulos, desde a capoeira como modo de ser e memória social construída por meio do corpo, até o discurso de empoderamento das mulheres no contexto da capoeira e a representação da mulher nas canções entoadas pelos capoeiristas.

Os textos trazem ainda elementos metafísicos da capoeira e uma homenagem aos 100 anos da capoeira regional, além de uma conversa com um dos maiores mestres, Itapoan, com mais de 50 anos dedicados à capoeira, recuperando na memória episódios vividos na antiga academia do Mestre Bimba, de quem foi aluno. Segundo o organizador da obra, a capoeira é uma atividade polissêmica e vem sendo objeto de estudos de diversas áreas do conhecimento no cenário nacional e internacional.

 “A capoeira é patrimônio cultural imaterial do Brasil. Ela é dança, luta, jogo, arte, folclore, brinquedo, brincadeira, musicalidade, história construída através do corpo. Esperamos que a reunião desses artigos em uma única publicação possa contribuir nas provocações sobre a capoeira, que tem sido, nos últimos anos, tema recorrente de pesquisas no campo da Educação Física, Educação, Pedagogia, História, Filosofia e outros”, diz Luiz Carlos Tavares.

O lançamento do livro ‘Formas de Dizer Capoeira’ acontece em Nosso Quintal Cultural, localizado na Rua Dr. José Calumby, 1141, Bairro Pereira Lobo.

Fonte: assessoria de imprensalivro 17 01

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com