Lomba iguala Danilo em jogos pelo Inter

lomba1O Inter entra em campo, transpira intensidade e disciplina numa marcação por vezes implacável, e, após 90 minutos de futebol, ruma ao vestiário com suas redes intactas. Já virou rotina. Com um estilo de jogo de muita pegada, o Colorado convive com uma longa série de seis jogos sem sofrer gols. E muito em função de Marcelo Lomba. Invicto desde que assumiu o posto do lesionado Danilo Fernandes, o goleiro confirma a boa fase até na comparação direta com o titular da posição.

No último domingo, o reserva igualou o camisa 1 ao chegar ao 20º jogo na temporada. Ao garantir o zero no placar do empate com o Palmeiras no Beira-Rio, Lomba não só prolongou a solidez da defesa colorada recentemente, como consolidou um 2018 com números melhores que os de Danilo sob as traves coloradas (confira na tabela abaixo).

A paridade na quantidade de aparições deixa o momento de segurança vivido pelo carioca ainda mais evidente. Lomba sofreu apenas 10 gols em 2018, com média de 0,5 por partida. De quebra, ainda completou 13 atuações sem ser vazado na temporada. Danilo, por sua vez, teve de buscar a bola no fundo das redes 14 vezes, com média de 0,7 gol por jogo, e passou 11 exibições em branco.

O substituto já soma mais minutos do que o titular em campo. Danilo teve de deixar a vitória por 2 a 1 sobre o Santos, na Vila Belmiro, ainda no intervalo, devido a uma concussão cerebral, por um choque ainda na primeira etapa. Assim, atuou apenas 45 minutos na partida. O gol do Peixe foi anotado com Daniel, já no segundo tempo.

O retrospecto dá ainda mais respaldo para Marcelo Lomba guarnecer a meta colorada até o final da temporada. O camisa 12 assumiu "de vez" o posto após Danilo Fernandes ter rompido o tendão do ombro direito, durante a vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo, em 29 de julho, pela 29ª rodada do Brasileirão – a partida foi a primeira das seis sem sofrer gols do Colorado desde então. O goleiro passou por cirurgia no local e só retornará ao Inter em 2019.

Goleiros do Inter

Marcelo Lomba                Danilo Fernandes

20 jogos               20 jogos

12 vitórias           10 vitórias

4 empates          6 empates

4 derrotas           4 derrotas

Aproveitamento: 66,6%               Aproveitamento: 60%

13 jogos sem sofrer gols              11 jogos sem sofrer gols*

10 gols sofridos                14 gols sofridos*

0,5 gol/jogo       0,7 gol/jogo

1 gol/180min     1 gol/139min

*Danilo atuou na vitória por 2 a 1 sobre o Santos, mas foi substituído no intervalo, sem sofrer gol

De lá para cá, Lomba atuou em cinco partidas, todas sem sofrer gols. A pergunta sobre o último tento, aliás, o faz e consultar a memória antes de dar a resposta: foi contra o Vasco, aos 20 do segundo tempo, na vitória por 3 a 1 pela 12ª rodada do Brasileirão, em 13 de junho. Há mais de dois meses. Ao todo, o goleiro já soma 475 minutos sem ser vazado na temporada. Mas faz questão de dividir os méritos com todos os demais companheiros.

– Trabalho todos os dias para não tomar gol, esse é o grande papel dos goleiros. O último gol que sofri foi contra o Vasco. Espero continuar assim. A gente não quer tomar gol, é uma dedicação acima do normal, mas sei que uma hora vou tomar. Temos que manter a tranquilidade.. Hoje (contra o Palmeiras) foram muito bem, mas contra o Bahia, pô...mais do que um momento, é uma característica nossa – disse o camisa 1, ao passar pela zona mista do Beira-Rio após o empate sem gols com o Palmeiras.

Com Lomba e todo o sistema defensivo em alta, o Inter tem a semana livre para treinamentos. O Colorado tenta prolongar a longevidade de sua solidez contra o Cruzeiro no próximo domingo, às 19h, no Mineirão, pela 22ª rodada do Brasileirão.

Fonte: Por Eduardo Deconto, Porto Alegre

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com