Líder abre vantagem no Brasileirão

Categoria: Esporte Escrito por José Raimundo Feitosa

liderColorado poderia ter saído atrás no placar contra o Ceará nos primeiros minutos de jogo, mas se recompôs e construiu o 2 a 0 que o mantém na primeira colocação

O Inter lidera o Brasileirão com folgas após a vitória por 2 a 0 sobre o Ceará nesta quinta-feira, no Beira-Rio, pela 9ª rodada do Brasileirão. São 20 pontos na tabela, três de vantagem para o vice-líder Flamengo e um resultado que indica autoridade na partida. De fato, a equipe de Eduardo Coudet apresentou futebol de líder. Mas apenas nos 45 minutos finais.

O Colorado até encerrou o primeiro tempo com vantagem no placar e foi para o vestiário vencendo por 1 a 0, graças a - mais - um gol de Thiago Galhardo, aos 43. Um gol que provocou sensação de alívio.

Antes dele, o Inter fazia uma partida instável. A equipe começou com dificuldades, especialmente na saída de bola. A forte marcação do Ceará provocou erros no campo de defesa como o aproveitado por Rodriguinho no empate em 2 a 2 com o Bahia, no domingo anterior.

Dessa vez, porém, Víctor Cuesta salvou em cima da linha a finalização de Cleber. E ganhou tempo para o Inter se acertar no decorrer da partida. Ainda na primeira etapa, a equipe conseguiu ganhar campo e empurrar o Ceará em direção do próprio gol.

Com a posse da bola e o rival todo atrás do meio-campo, o Colorado não conseguia criar. Entrou em cena a individualidade de quem é o jogador mais regular da equipe nas últimas temporadas. E de quem é o protagonista - com sobras - em 2020.

Edenílson fez jogada individual, aplicou drible da vaca no rival e cruzou para a área. Galhardo teve o timing para evitar o impedimento e se antecipar à defesa do Ceará para completar ao gol.

- Iniciamos o jogo com um pouco de nervosismo, de ter jogadores jovens. No intervalo, corrigimos, até para jogar mais solto, ficar mais cômodo em campo. Soltar a responsabilidade e jogar bem futebol. Iniciamos muito bem o segundo tempo. Em poucos minutos, já tínhamos cinco situações de gol. Depois, creio que justificamos a vitória - analisou Coudet após a partida.

O segundo tempo ficou muito mais simples, como o próprio treinador admitiu. O Ceará tentou ser mais agressivo em busca do empate e até a ameaçou a meta de Marcelo Lomba. Mas virou presa fácil, mais exposto defensivamente a partir disso. O Inter aproveitou.

Edenílson e Boschilia - duas vezes - ameaçaram Fernando Prass em finalizações. E a equipe foi Eduardo Coudet em essência para fazer o segundo gol, já aos 30 minutos do segundo tempo.

Mesmo em vantagem no placar e com o jogo perto do fim, Boschilia e Galhardo não dosaram forças para pressionar a defesa rival. O meia fez o desarme na entrada da área. E o desarme virou assistência para o artilheiro deslocar o goleiro em um drible com o corpo e completar para as redes.

"O segundo gol é a cara do Chacho, pela jogada, roubar lá na frente" (Thiago Galhardo)

O Inter é líder do Brasileirão com 20 pontos. A equipe volta a campo no próximo domingo, às 18h, quando enfrenta o Goiás no Serrinha pela 10ª rodada do Nacional.

Por Eduardo Deconto — Porto Alegre