Base do Grêmio é destaque em 2020

gauchoApesar de cobrança de Renato, clube trabalha com menor disponibilidade de recursos

Por mais que Renato Gaúcho deseje reforços, o cenário do Grêmio para 2020 não aponta para grandes investimentos. No domingo, após a derrota para o Flamengo, o treinador foi a público cobrar maior capacidade de contratações. Mas o presidente Romildo Bolzan Júnior já apontou que a política de valorização das categorias de base segue em pauta.

O mandatário destacou este cenário em entrevista recente para a Rádio Globo. A formação do Tricolor tem abastecido o elenco profissional com titulares, como Jean Pyerre e Matheus Henrique, além de Pepê – opção das mais acionadas por Renato durante as partidas.

O time de transição deve iniciar o Campeonato Gaúcho e atuar nas primeiras duas ou três rodadas da competição em 2020. Portanto, chance nos primeiros compromissos para alguns jovens preencherem lacunas antes do clube contratar novos atletas.

Abaixo, o GloboEsporte.com lista como a base pode ajudar o profissional do Grêmio na próxima temporada:

Necessidades para 2020

Laterais

O Grêmio já sinaliza com algumas necessidades bem definidas. Na lateral direita, Galhardo e Léo Moura têm contrato até o fim de dezembro. Madson, emprestado ao Athletico, pode retornar. Além disso, o titular Leonardo se recupera de cirurgia no joelho direito e tem volta prevista apenas para o segundo trimestre de 2020.

Na transição, Felipe, de 20 anos, aparece como alternativa para a posição. É o único jogador da base que pode preencher uma eventual lacuna, embora não esteja próximo da ascensão na "fila" montada pelas comissões técnicas.

Pelo lado esquerdo, dois nomes surgem. Guilherme Guedes, 20 anos, atualmente emprestado à Ponte Preta, volta com experiência de ter disputado a Série B.

Kazu, 19 anos, cedido pelo Coritiba, precisa definir sua permanência. O executivo Klauss Câmara vai aproveitar a viagem a Curitiba para enfrentar o Athletico, na próxima semana, para tentar diminuir a opção de compra, que passa de R$ 1 milhão.

Volante

Atualmente, Maicon tem dificuldade para engatar jogos seguidos por conta das dores no joelho esquerdo. Matheus Henrique foi convocado para as seleções olímpica e principal e pode ser baixa constante.

O contrato de Rômulo se encerra em dezembro e não deve permanecer para 2020. Sobram Michel e Darlan, além dos titulares, para a função. Durante o ano, o Grêmio inclusive cogitou contratar um jogador para encorpar o elenco.

No momento, Frizzo, 21 anos, já integra o grupo e é trabalhado para 2020. Subiu para completar o elenco e deve estar no início do Gauchão, reservado aos jovens da transição, inicialmente.

O time sub-23 também tem outros dois nomes, embora mais atrasados na linha sucessória, como Victor Bobsin, 19 anos, e Lucas Araújo, 20.

Goleiro

Outra posição apontada pela torcida como deficitária em 2019 é de quem fica embaixo das traves. Paulo Victor mostrou insegurança em jogos-chave na temporada e passou a ser criticado por gremistas nas redes sociais.

O goleiro Phelipe Megiolaro é o principal nome nas categorias de base. Titular do Brasil sub-23 no Torneio de Tenerife, falhou na final contra a Argentina. Tentou sair com os pés e entregou a bola ao adversário no lance do único gol da partida.

Internamente, há duas linhas de avaliação sobre Phelipe. A primeira aponta que a altura de 1.85m compromete a briga por posição. No entanto, quem o acompanha mais de perto coloca a sua qualidade técnica como acima da média e suficiente para suprir os centímetros a menos. Ganhou espaço no final do ano com a lesão do reserva Julio César.

Meia

Hoje, Renato se queixa da ausência de um especialista na criação. Jean Pyerre se recupera de lesão muscular há dois meses. Luan sofreu uma fratura em um osso do pé e não joga mais em 2019.

Patrick e Isaque já estão no grupo e treinam ao lado de Maicon, Geromel e companhia. Mas as chances são raras. O primeiro tem característica de meia clássico, enquanto o segundo já atuou até como centroavante e volante. Também devem receber as primeiras chances de 2020 no Gauchão.

Para o decorrer da temporada, Jhonata Robert, 20 anos, meia que atua pelo lado direito, é a principal opção. Contudo, tem pouca experiência junto ao grupo principal.

Quem mais pode aparecer?

Os atacantes Ferreira e Guilherme Azevedo, ao lado de Frizzo e Isaque, passaram a treinar sob o comando de Renato Gaúcho a partir do final de outubro. A "fila" para 2020 começa por eles. Junta-se a eles Guilherme Guedes, que volta da Ponte Preta.

O centroavante Da Silva, de 20 anos, também deve ganhar oportunidades no Gauchão. Ele é um dos jovens mais experimentados no elenco profissional. Em junho, renovou contrato com o Grêmio até 2021. Além de Felipe Vizeu e André, é o jogador com características de área para "incomodar os zagueiros", como costuma falar Renato.

O zagueiro Ruan, 20 anos, vira alternativa para um setor bem abastecido. Além dos titulares Geromel e Kannemann, os reservas Paulo Miranda e David Braz têm a confiança do treinador. Ainda há Rodrigues, oriundo da transição.

Fonte: Por Eduardo Moura — Porto Alegre

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com