Flamengo lidera lista de gols anulados

varAté o momento, árbitro de vídeo foi decisivo para invalidar 10 gols. Fla teve três gols cancelados e Galo teve dois. América-MG, Bahia de Feira, Cruzeiro, Palmeiras e Santos completam lista

A grande novidade dos estaduais foi a implantação do árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês). A tecnologia esteve presente em 39 partidas de sete regionais do país: Baiano, Carioca, Catarinense, Cearense, Gaúcho, Mineiro e Paulista.

Lance capital do jogo, o gol é sempre analisado pelo VAR. De todas as análises feitas, a ferramenta ajudou a arbitragem a anular 10 gols até aqui. Os gols anulados previamente pela equipe de arbitragem em campo e apenas confirmados como irregulares não entraram na conta.

Entre os times que mais "sofreram" com gols invalidados estão Flamengo e Atlético-MG. O Rubro-Negro viu o árbitro de vídeo entrar em ação três vezes para anular três gols. Na semifinal do Carioca, contra o Fluminense, o gol de Willian Arão foi desconsiderado após revisão na beira do gramado por falta de Léo Duarte em Rodolfo (veja vídeo no fim da reportagem). Nos dois jogos finais contra o Vasco, Bruno Henrique e Gabigol tiveram gols anulados por impedimento.

O gol de Bruno Henrique, porém, foi mal anulado, de acordo com a Central do Apito. Para PC Oliveira, houve erro técnico do zagueiro ao afastar a bola e, portanto, nova origem da jogada. Já o gol de Gabriel, no último domingo, foi bem revisado porque o atacante estava, de fato, adiantado na jogada. Ele saiu para comemorar, mas viu o árbitro reavaliar o lance como jogada ilegal.

No Atlético-MG, dois jogadores tiveram que conter a emoção do gol por conta da atuação do árbitro de vídeo: Maicon e Luan. Diante do Boa Esporte, na partida de ida da semifinal do Mineiro, Maicon Bolt balançou a rede, mas o VAR entrou em contato com Rafael Traci pelo ponto eletrônico e indicou impedimento na jogada. No jogo de volta, o árbitro de vídeo anulou gol de Luan, por falta de Réver antes da conclusão do atacante. Porém, nessa mesma partida, o VAR favoreceu o Galo para ajudar na marcação do gol de Vinícius, que havia sido anulado por impedimento.

Árbitro Rafael Trasci anula gol do Atlético-MG com uso do VAR — Foto: Reprodução/Premiere

Ainda pelo Campeonato Mineiro, o centroavante Fred foi flagrado com toque no braço antes da bola morrer no fundo do gol no primeiro jogo da decisão contra o Galo. Wagner do Nascimento Magalhães foi até a cabine para rever o lance pelo monitor e assim anulou o gol do atacante da Raposa.

No Paulistão, foram dois gols invalidados. Um do Santos e outro do Palmeiras. Na partida de ida das quartas, Douglas Marques das Flores recebeu auxílio pelo ponto eletrônico para anular o gol de Diego Pituca por impedimento no lance. Outro que foi flagrado na banheira após a checagem do árbitro de vídeo foi Deyverson, do Palmeiras, diante do São Paulo, na semifinal. Felipão, inclusive, chegou a cogitar tirar o time de campo após o gol anulado.

Por fim, a tecnologia ajudou o Bahia ao anular gol do Bahia de Feira na primeira partida da final do Baiano, de forma correta. Por impedimento na origem da jogada, Jarbas teve seu gol invalidado.

Veja todos os gols anulados pelo VAR nos estaduais até aqui:

Flamengo: gol do Willian Arão, por falta de Léo Duarte em Rodolfo (Semifinal do Carioca contra o Fluminense)

Com uso do VAR, juiz anula gol do Flamengo, aos 07' do 1ºT

Flamengo: gol do Bruno Henrique, por impedimento (Jogo de ida da final do Carioca contra o Vasco)

Anulado! Bruno Henrique marca, mas VAR aponta impedimento aos 25 do 2º tempo

Flamengo: gol do Gabriel, por impedimento (Jogo de volta da final do Carioca contra o Vasco)

Var anula gol de Gabigol aos 14 do 2º tempo

Palmeiras: gol anulado do Deyverson, por impedimento (Jogo de volta da semifinal do Paulista contra o São Paulo)

VAR aponta impedimento de Deyverson. Gol do Palmeiras não valeu! 35' 2ºT.

Santos: gol anulado do Diego Pituca, por impedimento (Jogo de ida das quartas do Paulista contra o RB Brasil)

Não valeu! Pituca marca, mas VAR mostra irregularidade no lance, aos 5 do 1º tempo

Cruzeiro: gol anulado do Fred, por bola bater na mão antes de entrar (Jogo de ida da final do Mineiro contra o Atlético-MG)

Egídio cobra escanteio, Fred cabeceia e marca de mão, mas o juiz anula o gol

América-MG: gol anulado do Felipe Azevedo, por ter usado a mão para marcar (Jogo de volta da semifinal do Mineiro contra o Cruzeiro)

Após uso do VAR, juiz anula gol do América-MG, aos 07' do 1ºT

Bahia de Feira: gol anulado do Jarbas, por impedimento na origem da jogada (Jogo de ida da final do Baiano contra o Bahia)

09': Arbitragem de vídeo anula gol do Bahia de Feira por conta de impedimento na jogada

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Caio Tatesawa, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti.

Fonte: Por Roberto Maleson — Rio de Janeiro

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com