Obrigações do transporte escolar

grande 185382A segurança dos filhos, para os pais, é questão de prioridade. E esse zelo criterioso deve valer para todas as atividades que envolvem os mais jovens, inclusive, na escolha do transporte escolar. Muitos pais optam por esse tipo de serviço por facilitar na rotina do dia a dia, mas precisam saber que há uma série de normas que devem ser seguidas por quem conduz um veículo de transporte escolar.

Nesta sexta-feira, 26, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) iniciou a operação ‘Transporte Escolar Seguro’, que se estende ate o dia 10 de fevereiro. De acordo com o diretor de transporte do órgão, Augusto Magalhães, três equipes de trânsito atuarão diuturnamente em escolas particulares e públicas de Aracaju fiscalizando justamente esse tipo de serviço.

Magalhães explica que a colaboração dos pais é essencial no combate ao transporte clandestino. “Antes de contratar o serviço eles devem entrar em contato com a SMTT (através do 3238-4646), com o código ou placa do veículo anotado, para consultar se aquele transporte tem o alvará que permite realizar o serviço”, explica.

Conforme Magalhães, antes do veículo ter a permissão para o serviço, ele passa por uma vistoria rigorosa dos seus itens de segurança e adoção de mudanças previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como placa vermelha e indicação externa de que se trata de um transporte escolar. Além destes itens, os transportes devem ter, obrigatoriamente, mais do que sete lugares, cintos de segurança em boas condições, tacógrafo para controle de velocidade, e o cadastro na SMTT. O condutor também deverá ter realizado curso específico para transporte escolar em autoescolas.

Órgão conta com ajuda dos pais no combate ao transporte clandestino

No ano passado, quando a mesma operação foi realizada pelo órgão, segundo Magalhães, houve identificação de alguns veículos atuando no serviço de forma clandestina. Em casos de flagrantes como estes, o condutor será multado e o veículo pode ser recolhido.

Atenção nas frentes das escolas

Outro eixo da fiscalização é com relação as entradas das escolas. Os agentes da SMTT estarão observando pais que param os seus veículos em locais destinados para o desembarque de crianças que vêm de transporte escolar, ou até mesmo que estacionam em fila dupla, provocando o congestionamento no local. De acordo com o diretor da SMTT, a priori, os agentes estarão trabalhando pela conscientização, mas em caso de persistência, os condutores poderão ser autuados.

Fonte: Infonet

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com