Poucas crianças procuram vacina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju reforça a necessidade de completar o ciclo vacinal de crianças e adolescentes contra a Covid-19.

De acordo com os dados da pasta, divulgados nesta segunda-feira (18), 31.925 das crianças com idade entre 5 e 11 anos receberam a segunda dose, o que representa 51,4% do público vacinável.

Outro dado que desperta preocupação à pasta é que, entre os adolescentes de 12 a 17 anos, a dose de reforço, ou seja a terceira aplicação, apresenta índice ainda menor, com 10.661 jovens, o equivalente a apenas 25% desse público vacinado.

“Para que haja maior proteção contra o vírus, é indispensável que cada pessoa tenha seu esquema vacinal completo. Temos 50 pontos de vacinação contra a covid-19, atendendo tanto o público infantil quanto adulto, bastando apenas apresentar documento de identificação e o cartão de vacinação”, diz a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Larissa Ribeiro.

Na dose de reforço, pode ser aplicado qualquer imunizante utilizado na campanha de vacinação, com exceção da população com idade entre 12 e 17 anos, onde devem ser utilizadas as vacinas da Pfizer ou Coronavac.

Para saber quando buscar a segunda dose ou a dose de reforço, basta conferir a data marcada no cartão de vacinação ou ficar atento aos intervalos. Quem recebe a Pfizer pediátrica, deve cumprir o intervalo de 56 dias, entre a D1 e D2.

Já quem foi vacinado com a Coronavac, cumpre o intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda doses. Para a dose de reforço do público com idade entre 12 e 17 anos, é necessário o intervalo de quatro meses da segunda dose.

Pontos de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que na capital sergipana há 50 pontos de vacinação contra a covid-19, sendo 45 Unidades Básicas de Saúde e quatro delas com horário de funcionamento estendido; os três shoppings da capital, o drive montado no Parque da Sementeira e o Carro da Vacina, com cronograma semanal nos bairros da cidade.

Todos os pontos funcionam de segunda a sexta, sendo que as salas de vacina das UBS funcionam das 8h às 16h, e quatro delas (UBS Augusto Franco, Onésimo Pinto, Marx de Carvalho e Francisco Fonseca), das 8h às 18h. Os pontos nos shoppings das 8h às 17h, e o drive e o carro da vacina, até as 13h.vacina 19 07 2022

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com