Forró Caju 2022 tem plano operacional

De modo a garantir segurança, mobilidade e conforto aos forrozeiros que retornarão à praça de eventos Hilton Lopes, no Centro da cidade, a partir desta quinta-feira, 23, a Prefeitura de Aracaju organizou uma ampla logística para o Forró Caju 2022, com ações de segurança e trânsito, além de esquema para serviços da Saúde e da Assistência Social e o plano operacional.

Os seis dias de festa contarão com cerca de 60 atrações musicais e artísticas passando pelos palcos Luiz Gonzaga e Gerson Filho, movimentando a cultura sergipana e nordestina. A edição deste ano será ainda mais especial, pois marca a retomada presencial do evento, que ocorreu de forma virtual nos últimos dois anos, por causa da pandemia da covid-19.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tenente-coronel Silvio Prado, todo o planejamento estratégico para a realização do Forró Caju 2022 vem sendo debatido desde o início do mês de maio.

“Realizamos reuniões entre os órgãos de segurança tanto do Estado como da Prefeitura. Toda a segurança interna do evento será realizada pela Guarda Municipal de Aracaju, e a área externa contaremos com o apoio dos órgãos estaduais. Não será permitida a entrada de bebidas de vidro ou isopor, somente latas. Teremos 80 brigadistas para trabalhar com relação às pessoas que possam passar mal ou sentir algum desconforto para ser transportada até o posto médico. Também teremos cerca de 20 vigilantes na frente do palco, além de seguranças espalhados por todo o evento”, explica o secretário.

Trânsito

Durante os dias de Forró Caju, o trabalho dos agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju terá início às 17h, com a montagem de um binário no sentido Norte da avenida Otoniel Dórea (conhecida como rua da Frente). A partir das 18h, as equipes de trânsito solicitarão aos condutores a retirada dos veículos que se encontram estacionados sem autorização na praça de eventos Hilton Lopes.

Em seguida, se iniciará a operação nos seguintes pontos de bloqueio:

Rua Apulcro Mota/travessa Hélio Ribeiro;

Avenida Otoniel Dórea/travessa Hélio Ribeiro;

Avenida Carlos Firpo/av. Coelho e Campos;

Avenida Simeão Sobral/Av. Antônio Cabral;

Avenida Otoniel Dórea/Av. Simeão Sobral.

Sinalizações temporárias serão instaladas para a orientação dos condutores e pedestres.

Transporte

O sistema de transporte público está garantido durante todos os dias de Forró Caju. Os ônibus e o Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes, mais conhecido como Terminal do Mercado, funcionarão normalmente até a meia noite, retornando à operação às 4h. Além disso, haverá dois pontos fixos de táxis para atender o público da festa: na avenida Otoniel Dória e na avenida Antônio Cabral.

Monitoramento e segurança

A segurança desta edição será feita de forma integrada. Por noite, atuarão 300 agentes da Guarda Municipal, 80 brigadistas, cinco da Defesa Civil, seis do Corpo de Bombeiros, 15 da Polícia Militar e cinco da Polícia Civil, que montará uma delegacia itinerante para registrar possíveis ocorrências. Além disso, 160 seguranças privados desarmados farão o monitoramento do local.

O evento será monitorado por 40 câmeras de alta resolução (HD) e alto alcance, com rotação 360º posicionadas estrategicamente e controladas pela base móvel de videomonitoramento da Guarda Municipal de Aracaju, que estará instalada na área do evento. Esta edição contará, ainda, com o monitoramento por drones, cinco plataformas elevadas de observação e patrulha da área externa feita pelo Grupamento Especializado em Motopatrulhamento (GEM). A equipe de segurança utilizará radiocomunicação para garantir a efetividade das ações.

Organização e limpeza

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuará no local com 130 servidores, entre fiscais, apoio administrativo, supervisores e motoristas, que revezarão em dois turnos de trabalho. Durante os dias de evento, serão realizados os serviços de varrição, recolhimento de resíduos e lavagem do espaço com carro-pipa. As equipes realizarão o trabalho diariamente, utilizando cinco veículos, dois coletores e duas caixas.  A Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) da Emsurb fará a organização e fiscalização dos 186 ambulantes que trabalharão nas noites do evento.forro 22 06 2022

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com