Prefeitura discute retomada do turismo

tuAtenta aos números da covid-19 e visando a retomada segura das atividades do turismo na capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (Semict), deu sequência nesta segunda-feira, 10, à série de encontros com os segmentos que compõem a cadeia do turismo, recebendo a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Sergipe, Érika Ribeiro, que esteve acompanhada do guia de turismo Reinaldo Valadão.

Durante a reunião, Marlysson Magalhães explicou que a Prefeitura tem trabalhado para que a retomada das atividades seja segura e que, neste momento, “é preciso preparar os segmentos e capacitar seus profissionais”.

Em parceria com o Singtur/SE, a administração municipal estabeleceu a realização de oficinas para os guias de turismo, bem como uma campanha de divulgação das medidas que integram o protocolo de segurança apresentado. “Estamos todos ansiosos, mas é preciso agir com calma para não haver nenhum comprometimento para a saúde das pessoas e dos turistas, o que poderia ser muito negativo para o nosso destino. O momento é de estudar nossos protocolos de segurança e mostrar que Aracaju é um lugar seguro para o turista vir passear”, pondera Marlysson Magalhães.

“Foi uma reunião importante com o secretário Marlyson, que sempre tem conversado com nossa categoria. É importante esses preparativos com protocolos de segurança e capacitações, isso demonstra que a gestão municipal está atenta para a categoria dos guias de turismo”, reconheceu Érika Ribeiro.

Movimente-SE

Com o mesmo objetivo, na tarde da sexta-feira (7), Marlysson Magalhães recebeu a coordenadora do Movimento dos Guias de Turismo de Sergipe (Movimente-SE), Irma Karla, que apresentou um protocolo de segurança criado pela entidade. “Este protocolo, é importante ressaltar, obedece às recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo (MTur), e da organização não governamental Centro da Terra”, explicou.

Na reunião, o secretário reforçou a necessidade de um retorno seguro das atividades, com protocolos que inspirem confiança aos turistas, e que é preciso adesão dos segmentos do turismo ao Selo Turismo Responsável, do MTur, coordenado em Sergipe pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur). “Um dispositivo que vai conferir diferencial ao destino Aracaju no momento em que o turista retomar sua agenda de viagens”, classificou.

Marlysson Magalhães lembrou ainda que a gestão está atenta à demanda reprimida de turistas e “assim que houver a liberação das atividades os turistas vão viajar e é fundamental que a gente diga a esse turista que estamos com protocolos rígidos de segurança para dar tranquilidade a eles”.

A coordenadora do Movimente-SE, Irma Karla, considerou o encontro positivo e que é importante discutir neste momento os aspectos de segurança para a retomada das atividades. “Saio feliz da reunião com a capacitação sobre o Selo Turismo Responsável, pelo secretário ter nos recebido para conhecer nosso protocolo, e também pela porta que a gestão municipal nos abre para podermos discutir ações de desenvolvimento para o nosso turismo”, concluiu a dirigente.

Participou também das reuniões a diretora do Departamento de Turismo da Semict, Luciana Kariny.

Fonte e foto assessoria

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com